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Transformação digital na Drogaria Araujo

Paulo César de Oliveira
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A live Gestão e Ação 2021, evento promovido pela VB Comunicação, debateu ontem a “Transformação digital e Novos Hábitos de Consumo” com a participação de André Giffoni, diretor de Estratégia Digital e Cliente da Drogaria Araujo. Ele falou na live conduzida pelos diretores da VB Gustavo e Paulo Cesar Oliveira, da sua trajetória na empresa e de como nesses 20 anos em que passou de estagiário a áreas de logística, vendas, até chegar ao cargo que ocupa hoje. O que mais o impressiona é que os mesmos valores, cultura e estratégia continuam iguais desde a fundação da Drogaria Araujo, em 1927. Modesto Carvalho de Araujo já falava naquela época em perfeito serviço de entrega a domicílio. Essa lógica de fazer negócio foi se aperfeiçoando e se adequando às necessidades de seus clientes.

E-commerce

O e-commerce, a aceleração do comércio digital e outras formas de atendimento também cresceram durante a pandemia da Covid-19. A Araujo pretende chegar até o final do ano com 10% das suas vendas sendo feitas de forma digital e em três anos, chegar a 30%. Segundo André Giffoni, a drogaria Araujo tem como objetivo fazer com que em todas as cidades atendidas pela empresa, a entrega do produto chegue no mesmo dia. A pandemia também mudou os hábitos dos consumidores. Logo no início da crise, houve uma grande procura por álcool em gel. Depois a preocupação foi com o papel higiênico, devido ao longo período de isolamento e assim a busca por produtos foi se alterando de acordo com as necessidades, até mesmo de gêneros alimentícios como macarrão, que também tiveram seu momento de grande procura. O prazo de entrega das compras também passou de três horas para uma hora e a expetativa é a de diminuir ainda mais esse tempo. Para André Giffoni é preciso saber priorizar, gerir e ter foco para que as coisas aconteçam.

De olho nas necessidades do cliente

Ele lembra que a Araujo se adequa a necessidade dos clientes em cada uma das cidades atendida por suas lojas, como a aberta em Ouro Preto, ao lado da Universidade, onde Modesto Araujo Neto foi lá para ver os hábitos dos clientes da região. A loja, diferente de muitas outras, tem cabide, papel e outras necessidades dos estudantes. Em Viçosa, a entrega é feita de bicicleta. Ele entende que a lógica é pensar global e agir local. Quem vai ganhar nesse mercado, segundo ele, é quem tem capacidade operacional e baixo custo. Érica Rache, gerente do Consumidor da Vivo, também relatou a experiência da Vivo, que tem mais de 10 milhões de clientes só em Minas Gerais e que investe para garantir que a aceleração digital chegue nas cidades onde a operadora atua. Ela disse que a cada mês novas cidades são ligadas com fibra ótica, com o objetivo de levar a melhor experiência para o cliente da Vivo, de forma fácil, inovadora e com encantamento. O aplicativo da empresa foi desenvolvido para que o cliente tenha acesso a todas as informações e suporte técnico. O evento teve o apoio da Anglo American, Líder Aviação, Mercantil do Brasil, OAB MG-CAAMG, Tostes & De Paula e Usiminas.

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