Blog do PCO

Transparência X Privilégio: O Embate entre o Escrutínio Público e a Categorização Política 

Paulo César de Oliveira
COMPARTILHE
Unknown

O projeto de lei 2.720/2023 evidencia uma tentativa de proteger uma casta política da crítica pública, criminalizando discriminação contra pessoas politicamente expoentes. Essa proposta reflete a resistência de autoridades em serem responsabilizadas, confundindo vigilância cidadã legítima com preconceito. Isso revela uma tentativa de proteger políticos e servidores públicos de críticas legítimas. 

Surge um viés vitimista no alto escalão, onde críticas são interpretadas como discriminação. A falta de transparência, como no caso das viagens dos ministros do STF, ressalta um privilégio injustificável, onde gastos são cobertos publicamente, mas detalhes financeiros são ocultados. A essência do debate reside na necessidade de equilíbrio entre a vigilância necessária sobre autoridades e a salvaguarda do exercício imparcial do poder.  

As Olimpíadas nos mostraram como a máxima da imparcialidade se perde quando até gestos simples são interpretados como parcialidade prejudicial: um dos árbitros da competição foi suspenso depois de postar nas redes sociais uma foto, todo sorridente, ao lado de um surfista australiano. A simples confraternização do juiz de surf com um dos competidores bastou para abalar sua credibilidade. Cobrar esse mesmo padrão dos mais altos tribunais é considerado um ato de preconceito.

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News do PCO

Preencha seus dados e receba nossa news diariamente pelo seu e-mail.