O palestrante da 3ª Edição do Conexão Empresarial, em 2016, evento promovido ontem pela VB Comunicação, Samuel Flam (foto), presidente da Unimed BH, usou a sustentabilidade como palavra chave para falar do momento pelo qual a Unimed está passando e da sua trajetória nesses 45 anos que a cooperativa médica completa neste mês. A proposta da Unimed BH é a de trabalhar com serviços de qualidade e em constante evolução, fatores que levaram a empresa a ocupar o primeiro lugar como melhor prestadora de serviços de saúde, segundo a Agencia Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A Unimed BH tem 1,2 milhões de clientes e, mesmo com a crise política e econômica, vem mantendo o padrão de atendimento. O faturamento no ano passado foi de 3,6 bilhões de reais. A cooperativa tem um patrimônio de 988 milhões de reais, com três hospitais e cinco unidades ambulatoriais. Mesmo assim, pelo menos 60 mil pessoas se desligaram do convênio, ou cerca de 5% da carteira da Unimed, devido ao aumento do desemprego e ao fechamento de empresas. A alternativa para evitar a inadimplência e a perda de clientes está em negociar para garantir a manutenção dos planos até a crise passar. A Unimed é a 5ª maior contribuinte de ISS para a prefeitura de Belo Horizonte, fora as contribuições individuais dos 5.700 médicos cooperados.