Blog do PCO

Zema aguarda recursos da União para pagar servidores

Paulo César de Oliveira
COMPARTILHE

O governador Romeu Zema (Novo) aproveitou a live do Conexão Empresarial ontem para avisar que na próxima semana define a escala de pagamento dos servidores públicos do Estado. Em resposta a indagação do diretor-geral do Grupo VB Comunicação, Paulo Cesar Oliveira, Zema disse que “provavelmente, no final da semana que vem a gente tenha condições de divulgar essa escala. Queremos fazer isso o quanto antes porque sei o quanto isso impacta na vida de centenas de milhares de servidores públicos. A arrecadação caiu expressivamente. A última coisa que eu quero é falar ‘eu vou pagar no dia tal’ e não cumprir”. O governador deixou claro que depende da liberação da primeira das quatro parcelas de R$ 750 milhões que o governo federal prometeu aos estados.

 

Coronavirus

Minas Gerais conseguiu manter sob controle, até agora, o avanço do coronavirus, porque desde o primeiro caso registrado no país, foram tomadas as providências necessárias. Isso permitiu ao Estado comprar respiradores mais baratos, montar e equipar o hospital de campanha e tomar as medidas necessárias para conter o avanço da doença. Por outro lado, o governador Romeu Zema (foto) disse que falta planejamento e agilidade ao governo federal para socorrer os estados durante a crise. Para ele, “as medidas estão surtindo efeito, estão ajudando, mas poderia estar sendo melhor”. A doença, no entanto, avança no interior do estado e atinge mais de 50% dos municípios e muitas cidades não têm como garantir o atendimento necessário e essa é uma preocupação não só das prefeituras, mas também dos empresários. O governador disse que em relação as demandas dos empresários, o que tem feito é levar as reivindicações para o ministro da Economia, Paulo Guedes, e sua equipe e ao presidente Jair Bolsonaro. Em resposta ao questionamento sobre esse socorro às empresas, Zema acrescentou que “o que eu posso fazer é contribuir em termos de trabalho, de pressão, porque recurso mesmo, eu lamento. Não estou nem conseguindo pagar a folha de pagamento aqui”.

 

Mudanças que desburocratizam

Zema disse que o governo tem feito o que pode para ajudar, como acelerar processos que enfrentavam forte resistência e que agora avançam a passos rápidos. Uma das mudanças, segundo ele, está relacionada à produção rural. “Antes o produtor rural precisava pagar uma guia e ir na Secretaria da Fazenda para poder emitir uma nota fiscal e transportar a produção dele. Hoje, ele pode gerar essa nota fiscal pela internet e recolher esse valor somente após a transação”.

 

Ajudando às micro e pequenas empresas

Uma das reivindicações feitas ao governador Romeu Zema durante a Live do Conexão Empresarial, evento promovido pela VB Comunicação, diz respeito ao Estado ajudar as empresas mineiras comprando produtos delas, em vez de em outros estados, já que são elas que geram empregos e tributos para o estado. O governador considerou justa a reivindicação e ficou de levar o assunto para ser discutido com as empresas e órgãos estaduais. Zema também vai apoiar a campanha liderada pela ACMinas para que o Banco Central volte a investir 12% dos depósitos compulsórios nas micro e pequenas empresas.

 

Desabafo

A exemplo de outras crises que o país viveu, o setor público continua agindo como se nada estivesse acontecendo, ampliando salários, contratando, como se a crise acontecesse apenas no setor privado. Romeu Zema disse que seu sonho era o de que o setor público também respondesse com sacrifício a queda assustadora na renda dos trabalhadores, dos empresários brasileiros. Essa atitude distante causa indignação, segundo o governador. Para ele, aqueles que ganham muito deveriam abrir mão de parte do que ganham e entender que o serviço público não é lugar para ganhar, mas para servir.

 

A live

O moderador da live promovida pela VB Comunicação é o seu diretor Gustavo Cesar de Oliveira. O evento teve como debatedores o presidente da Faemg, Roberto Simões; o presidente do Sintram, Rubens Lessa; o presidente da ACMinas, Aguinaldo Diniz, a sócia-diretora da Lápis Raro, Simone Moreira; o empreendedor e investidor anjo, João Kepler e o diretor-geral do Grupo VB Comunicação, Paulo Cesar Oliveira. O Conexão empresarial 100% digital é patrocinado pela Anglo American, BDMG/Governo de Minas, D’Or Consultoria, Hermes Pardini, Mercantil do Brasil, jornal O Tempo, Pad, Tostes & De Paula, Unimed-BH, Usiminas e apoio do IBRAM, JAM e KLUS. O evento tem media partners da Band, rádio Itatiaia, revista Viver Brasil e BLOGDOPCO.

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News do PCO

Preencha seus dados e receba nossa news diariamente pelo seu e-mail.