Blog do PCO

Usiminas divulga dados da investigação sobre acidente em Ipatinga

Paulo César de Oliveira
COMPARTILHE

A Usiminas informou ao mercado o resultado, até o momento, das investigações, do acidente ocorrido na usina de Ipatinga. A investigação ficou a cargo da comissão de investigação da Usiminas, composta por empregados da empresa e um consultor especializado da DNV GL. No relatório preliminar de investigação ficou constatado que a explosão teve como causa o ingresso indevido de ar atmosférico no gasômetro.

 

Prováveis causas

Foram três pontos fundamentais que, em conjunto, contribuíram para o colapso do gasômetro: uma falha na lógica de controle automático das válvulas do sistema de recuperação de gás LDG do Convertedor 4 da Aciaria 2; o tempo necessário para reestabelecimento permitiu a passagem/chegada de um volume de ar elevado para o gasômetro e o equipamento de limpeza do LDG (Precipitador Eletrostático), na saída do gasômetro, pode ter sido a fonte de ignição, pois opera com centelhamento.

 

Mais investigações

O relatório é parcial e a comissão busca novas evidências e o aprofundamento de sua análise pode alterar o curso da investigação. O vice-diretor de Finanças da Usiminas, Alberto Ono (foto), disse que a Companhia manterá seus acionistas e o mercado em geral devidamente informados a respeito das investigações.

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News do PCO

Preencha seus dados e receba nossa news diariamente pelo seu e-mail.