Com foco no Turismo, Marta Blanco Quesada (foto), diretora geral da Turespaña – Instituto de Turismo da Espanha apresentou um panorama sobre o setor. Ela revelou que em 2014, o turismo internacional aumentou em torno de 5%, registrando uma taxa maior que a prevista. Só a Espanha alcançou um crescimento de 6% no turismo internacional, porcentagem muito maior que o peso da economia do país no mundo. Marta disse que este número se dá graças à entrada e os gastos locais dos turistas. “Estamos crescendo tanto na chegada de turistas internacionais como com a entrada de dinheiro que essa parcela que ingressa ao país”. Os principais mercados emissores foram Reino Unido, Alemanha e França, porém o número de turistas vindos de países como Estados Unidos da América, Portugal e Itália também alcançou um resultado promissor. Segundo ela, o objetivo do setor é que a demanda não se concentre apenas em uma época do ano ou em determinadas regiões. “Estamos trabalhando na criação de produtos turísticos e os brasileiros estão se transformando cada vez mais em uma potência em relação aos mercados emissores. Com isso, contamos com a ajuda e suporte dos turistas brasileiros para divulgar o nosso destino”, finalizou Marta, que revelou ainda que o Brasil entrou, em 2013, na lista dos dez países que mais gastam no exterior (mais de EUR 25 bilhões).