O setor de Cruzeiros Marítimos tem grandes expectativas em relação a 2018. A chegada de 16 navios e, consequentemente, 34 mil novos leitos, mostra a capacidade de crescimento do segmento, que espera um total de 90 novas embarcações até 2023, com mais de U$55 bilhões em investimentos. Essas novas construções chegarão com muitas características de ponta que incluem avanços ambientais como o primeiro navio de cruzeiro totalmente equipado com GNL (AIDAnova) e um navio de expedição (Roald Amundsen) que pode navegar por períodos curtos com energia a partir de células de combustível silenciosas e sem emissões de gases. O presidente da CLIA Brasil, Marco Ferraz (foto), espera muito trabalho para 2018, mas pondera que é preciso diminuir os custos envolvidos para níveis médios internacionais. “Sem contar o investimento em infraestrutura, novos destinos e mudança na regulação. Por fim, tratar sobre os impostos, que são altíssimos, mas que algumas poucas ações de diminuição da carga tributária são compensadas pelo aumento de navios na nossa costa”.