A indústria de carne bovina tem muito a comemorar. O setor fechou o último ano com recordes nas vendas para outros países, totalizando US$ 7,2 bilhões em exportações, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Exportadora de Carne (Abiec). Esse índice deve ser superado até o final de 2015, já que as projeções mostram que, até dezembro, o país vai alcançar US$ 8 bilhões em exportações de carne, cenário impulsionado pela perspectiva de abertura de novos mercados, redução de oferta por parte de países concorrentes e a baixa do real frente ao dólar. Diante disso, grandes companhias alimentícias já vêm se preparando para atender tanto ao mercado internacional quanto à demanda interna, como é o caso da Plena Alimentos, que, só no último ano, registrou crescimento de 35% no seu faturamento, em comparação com 2013 e espera fechar 2015 com um crescimento de 25%. Para o diretor comercial da empresa, Roberto Antônio de Oliveira (foto), entre os fatores responsáveis pelo crescimento da Plena, que possui sede e fábrica em Contagem e plantas em outras cidades do estado, em Goiás e no Tocantins, estão o foco na produção e na qualificação. “Estamos investindo continuamente no avanço da produtividade, por meio da modernização do parque industrial e da qualificação do capital humano”, explica. A otimização dos processos da companhia tem como resultado a projeção de maior inserção da marca no mercado internacional, já que a expectativa para esse ano é que a empresa aumente em 500% as suas exportações, comercializando cerca de mil toneladas por mês. Além disso, em 2015, a Plena Alimentos irá investir R$ 25 milhões em melhorias nas fábricas e em ações de marketing, visando se aproximar ainda mais do consumidor.