Sempre buscando estar à frente no mercado, a Forno de Minas vai lançar, no começo de abril, a primeira unidade de produção de batatas especializadas. A empresa lançará duas marcas de produto, “Batatinha Quando Assa” e “Rustí”. A marca “Batatinha Quando Assa” conta com um formato Kids. Já a marca “Rustí” trará um formato cilíndrico consagrado nos Estados Unidos. Ambas estarão disponíveis para varejo e food service, em embalagens de 400 gramas e um quilo, respectivamente. “Trata-se de um mercado novo no Brasil, mas bem desenvolvido nos Estados Unidos e na Europa”, disse o presidente da Forno de Minas Hélder Mendonça.
Motivação é o que coloca a Forno de Minas como empresa de sucesso
E por falar na Forno de Minas, durante o almoço palestra da ADCE MG, presidida pelo empresário Sergio Frade, da Solutions Soluções em Seguros, Hélder Mendonça contou a trajetória da empresa, um verdadeiro case de sucesso. Ao lado da mãe Dalva e da irmã Hélida, a empresa, que completa 25 anos, também empenhada em aumentar os níveis de exportação dos produtos. A estratégia é ampliar suas vendas para o Oriente Médio, já que a empresa tem a certificação Halal (para mercados islâmicos). Como um bom mineiro, o palestrante foi discreto e não falou em valores em se tratando da recompra da empresa – que tinha sido passada para as mãos da multinacional Pillsbury- comprada pouco tempo depois pela também americana General Mills. Mendonça ressaltou a força da matriarca e dona da receita dos tradicionais pães de queijo, Dalva Mendonça, que o incentivou a comprar novamente a fábrica. A empresa que surgiu durante a crise da era Collor foi vendida para a multinacional. Ao comprar de volta o negócio, em 2009, após 10 anos nas mãos dos americanos, a família reergueu a marca, recontratou funcionários demitidos e tem agora novo desafio em função do período de crise no país. O conselho de Hélder Mendonça é “motivação acima de tudo”. O empresário destaca que não há glamour na história da empresa e sim muito trabalho. (foto: Hélida, Hélder e Dalva Mendonça).