*Mineiro de Três Corações, o ministro João Otávio de Noronha (foto) assume nesta quarta-feira a presidência do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A nova vice-presidente será a ministra Maria Theresa de Assis Moura. Na mesma cerimônia, marcada para às 17h30, em Brasília, eles também assumem o comando do Conselho da Justiça Federal. O ministro João Otávio substitui a ministra Laurita Vaz, que assumirá a cadeira na Sexta Turma que pertencia a ministra Maria Theresa.
*Amanhã é o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Considerado a principal causa de morte evitável do mundo, o tabagismo mata 7 milhões de pessoas por ano, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com a entidade, atualmente existem 1,1 bilhão de fumantes.
*O assunto insolvência empresarial estará em evidência nos dias hoje e amanhã, no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo. O Instituto Brasileiro de Administração Judicial (IBAJUD) promove, nesses dias, o 1º Congresso Internacional de Insolvência Empresarial, um assunto fundamental para o mercado. Estarão presentes magistrados, membros do Ministério Púbico, advogados, professores e profissionais diretamente envolvidos com as questões da insolvência empresarial no Brasil. O congresso vai discutir a recuperação e a falência no Brasil e no exterior, levantar questões internas, fazer um comparativo com outros países, apontar problemas e propor soluções. Para a presidente do IBAJUD, Rosely Cruz, “será uma experiência rica e importante para o sistema jurídico da insolvência empresarial no Brasil”
*“Atenção PCC, atenção Comando Vermelho, atenção facção dos abestados daqui, que chamam GDE, eu chegando à Presidência da República vai tudinho pra presídio federal (…). Vocês escolheram o povo errado’”, do explosivo candidato do PDT à presidência da República, Ciro Gomes, ao discursar no lançamento oficial da campanha presidencial em Fortaleza, no sábado. No palanque, estavam seu irmão Cid Gomes, candidato a senador (PDT), o presidente nacional do PDT, Carlos Luppi, e Camilo Santana (PT), candidato à reeleição para governador do Ceará.
*Engana-se quem pensa que o candidato mais rico nestas eleições é o empresário João Amoêdo, candidato a presidente da República pelo Podemos. Não é. O mais rico nesta disputa eleitoral é o farmacêutico Fernando Marques do Solidariedade, dono da União Química, uma das maiores empresas farmacêuticas do país, que concorre ao Senado pelo Distrito Federal. Seu patrimônio declarado é de R$ 668 milhões, o que representa 57,2% a mais do que o declarado por Amoêdo.
*Os internautas que tenham cautela. A Justiça Eleitoral está de olho no que se anda publicando sobre os candidatos e as eleições, principalmente nas chamadas fake news. Um blogueiro de Goiás foi multado em R$ 45 mil pelo TRE local por ter descumprido pedido de retirada de propaganda de Ronaldo Caiado (DEM).
*Será de 19 a 21 de setembro a etapa estadual do Parlamento Jovem, realizado pela Assembleia Legislativa, em parceria com Câmaras Municipais, que terá como pauta a violência contra a mulher. A etapa estadual contará com a participação de representantes de todos os polos regionais e suas deliberações serão encaminhadas à Assembleia Legislativa.