Blog do PCO

Jogo Aberto

Paulo César de Oliveira
COMPARTILHE

*O candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes (foto), que, após ter sido prefeito de Fortaleza, governador do Ceará e deputado federal, está em sua terceira tentativa de chegar à Presidência –disputou em 1998 e 2002 – chegou a anunciar em setembro que esta seria sua última eleição. Em entrevista à Rádio Guaiba, em Porto Alegre, foi enfático: “Vou disputar a minha última eleição. Por isso, vou ter que lutar como um obstinado até às 17h do dia 7 de outubro”. Derrotado, foi para o exterior, fugindo de se posicionar no segundo turno, numa manobra para deixar a porta aberta, visando uma nova tentativa. E as especulações já começaram. No Congresso já falam numa chapa para 2022 com Ciro na cabeça e Márcio França na vice. França é o atual governador de São Paulo que tenta a reeleição. Ciro é mesmo um artista.

 

*O arcebispo dom Walmor e os bispos auxiliares da Arquidiocese de Belo Horizonte, após reunião na Cúria Metropolitana, apresentam critérios para auxiliar os eleitores na definição de seus candidatos, para estas eleições. A Igreja Católica é apartidária, não indica ou condena candidatos e legendas. A Arquidiocese de Belo Horizonte indica princípios considerando a complexa realidade atual, marcada por polarizações, inclusive no contexto das famílias. Os bispos vão divulgar uma carta, inspirados por passagem do Evangelho de Jesus, segundo São Mateus: “Bem-aventurados os que promovem a paz” (Mt 5,9) Depois de ser apresentado à imprensa, hoje à tarde, em entrevista coletiva, o documento com as orientações dos bispos será enviado às cerca de 1500 comunidades de fé da Arquidiocese, presentes na Capital Mineira e em outros 27 municípios da região metropolitana. Também será publicado em sites e redes sociais de inspiração católica.

 

*A proposta de Jair Bolsonaro (PSL) de fundir os ministérios da Agricultura e do Meio Ambiente pode prejudicar a busca do Brasil pela fatia de 10% do comércio agrícola mundial, disse o secretário-executivo do Ministério da Agricultura nessa terça-feira. Eumar Novacki disse não se opor à ideia da combinação das pastas, mas que a mudança provavelmente seria mal interpretada no exterior como um retrocesso na política de proteção ambiental do país e prejudicaria a visão global da indústria agrícola brasileira. “Uma fusão pode ser mal interpretada do ponto de vista dos mercados e esta é a preocupação que nós temos”, disse Novacki em entrevista à Reuters.

 

*O Conselho de Ética da Câmara instaurou nessa terça-feira processos disciplinares para apurar se três deputados do PT- Paulo Pimenta (RS), Wadih Damous (RJ) e Paulo Teixeira (SP) cometeram quebra de decoro parlamentar. Os processos têm origem em uma representação do PSL, partido do presidenciável Jair Bolsonaro. Segundo o partido, os três deputados agiram de má-fé ao pedirem habeas corpus em favor do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante um plantão do Tribunal Regional da 4ª Região, em julho. Ao analisar o pedido, o desembargador federal Rogério Favreto com sede em Porto Alegre, decidiu conceder liberdade a Lula. Posteriormente, a decisão de Favreto foi cassada, e o ex-presidente permaneceu preso. O presidente do Conselho de Ética, Elmar Nascimento, escolheu o deputado Jorginho Mello (PR-SC) como o relator do caso. Caberá ao relator elaborar um parecer preliminar, no qual será avaliado se as representações atendem aos critérios técnicos. O prazo para a formulação do relatório é de dez dias úteis.

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News do PCO

Preencha seus dados e receba nossa news diariamente pelo seu e-mail.