*Durante visita ao Panamá nesse domingo, para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), o Papa Francisco ofereceu orações e manifestou solidariedade às famílias das vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho. Em uma benção, Francisco (foto) apelou para a misericórdia de Deus para todos aqueles que foram mortos. “Ao mesmo tempo, expresso meu amor e proximidade espiritual para seus parentes e toda a população do estado de Minas Gerais”, afirmou. Esta é a terceira JMJ do Papa Francisco, de 82 anos, e a primeira organizada em um país da América Central.
*O diretor da Anistia Internacional, entidade em defesa dos direitos humanos, aponta na Folha as semelhanças entre Donald Trump e Jair Bolsonaro. Questionado sobre os escândalos das movimentações financeiras atípicas do filho do presidente brasileiro, Flávio Bolsonaro, Kumi Naidoo lembra que o homólogo norte-americano trata a Casa Branca como um “negócio de família”. “Esse tipo de coisa —dinastia, interesses familiares— é o que destrói a democracia”, diz ele ao jornal. Com o Br18.
*Os descontos no uso do sistema de distribuição de energia elétrica e na tarifa para produtores rurais, irrigantes e aquicultores em horário especial, serviço público de irrigação, entre outros, serão extintos em 5 anos, com redução de 20% a cada ano. A determinação consta no Decreto 9.642/2018, assinado pelo ex-presidente da República Michel Temer, no fim do seu mandato. O presidente do Sistema FAEMG, Roberto Simões, solicitou à CNA ação imediata para revogação do Decreto, com o objetivo da manutenção dos benefícios aos produtores rurais, irrigantes e aquicultores. A retirada dos descontos aos consumidores rurais vai provocar aumento significativo nos custos de produção, possibilidade de inviabilização da atividade agropecuária em várias regiões do país e consequente aumento dos preços dos alimentos para toda a população.