*O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli (foto), recebeu ontem parlamentares da bancada evangélica e do PT para tratar do julgamento da ação proposta pelo PPS para criminalizar a homofobia. O caso será julgado nesta quarta-feira pela Corte. Toffoli recebeu em audiência o deputado Pastor Marco Feliciano (Pode-SP) e demais integrantes da Base Parlamentar Evangélica no Congresso, além das deputadas federais do PT Maria do Rosário (RS) e Erika Kokay (DF). Segundo os parlamentares, o ministro confirmou o início do julgamento para hoje. Nesta quarta-feira, o STF deve julgar ação na qual o PPS quer criminalizar a homofobia, que é caracterizada pelo preconceito contra o público LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais). O processo tramita na Corte desde 2013 e será relatado pelo ministro Celso de Mello. O crime de homofobia não está tipificado na legislação penal brasileira.
*Os supermercados brasileiros vivem clima de otimismo. Após a alta de 2,07% em 2018, a previsão é de crescimento em 2019. “A confiança dos empresários segue em alta, como vimos na nossa última pesquisa e, diante desse cenário, projetamos um crescimento em torno de 30% nas vendas deste ano”, disse presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), João Sanzovo.
*Nesta quinta-feira, o Grupo de Estudos em Temáticas Ambientais (Gesta) da UFMG vai realizar, na Faculdade de Direito, debate com o título Para além do rompimento: a visão dos movimentos sociais, ambientalistas e do Ministério Público. Coordenado pela professora Andrea Zhouri, da Fafich, o evento vai reunir representantes do Ministério Público mineiro e de organizações que congregam atingidos pelo Projeto Minas Rio, associações comunitárias de Congonhas, atingidos por barragens e militantes pela soberania popular na mineração. Será, às 18h30, no auditório Maximum Alberto Deodato, da Faculdade de Direito.
*O Sebrae Minas promove no próximo dia 19, às 19h, em sua sede, o primeiro Mind 4.0 Talks sobre o tema Indústria 4.0 para as micro e pequenas empresas, tendo como convidado o professor Ricardo Aloysio e Silva, especialista em engenharia de projetos industriais e produção automobilística e gerente de Educação para a Indústria do Senai. As inscrições são gratuitas.
*A Ortobom, que completa cinco décadas de existência, sendo 27 deles no segmento de franquias, dentro de seu plano de expansão, pretende crescer 30% com a abertura de aproximadamente 200 novas franquias. E começou o ano dispondo de mais de 2,4 mil unidades no Brasil e lojas no Paraguai, Uruguai e Bolívia, estando consolidada como a maior franqueadora de colchões do mundo e maior fabricante de colchões da América Latina.