*Um mês depois de ter sido criada, a comissão parlamentar de inquérito (CPI) que tem o objetivo de apurar as causas do rompimento da barragem da mineradora Vale, em Brumadinho (MG), será instalada no Senado nesta quarta-feira. A tragédia ocorreu em 25 de janeiro e deixou ao menos 200 mortos e 108 desaparecidos até o momento. A instalação é um sinal verde para o início das atividades da comissão. Hoje será realizada uma reunião entre os membros que compõem a comissão. Eles irão escolher os senadores que vão presidir e relatar a CPI. São integrantes titulares da comissão os senadores Antonio Anastasia (foto), do PSDB mineiro, Selma Arruda (PSL-MT), Rose de Freitas (Pode-ES), Dário Berger (MDB-SC), Márcio Bittar (MDB-AC), Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Jorge Kajuru (PSB-GO), Telmário Mota (PROS-RR), Wellington Fagundes (PR-MT) e Otto Alencar (PSD-BA). Os senadores Roberto Rocha (PSDB-MA), Leila Barros (PSB-DF), Jean Paul Prates (PT-RN) e Carlos Viana (PSD-MG) são suplentes.
*A 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal suspendeu, nesta terça-feira, os processos que solicitam pagamento do adicional de 25% a todos os aposentados que precisam de cuidador até que o tema seja analisado definitivamente pelo plenário da corte. O pagamento do adicional teria impacto de R$ 7,15 bilhões para os cofres públicos, segundo a Advocacia-Geral da União.
*Estão abertas até o dia 25 de abril as inscrições para o Prêmio Innovare, criado pelo Ministério da Justiça. Podem concorrer trabalhos que já estejam em prática em todos os estados do país e que tenham resultados positivos para o aprimoramento do sistema de Justiça. Além das categorias já tradicionais, com tema livre, este ano haverá um Prêmio Destaque para a prática que tiver como principal objetivo a “Promoção e Defesa dos Direitos Humanos”.
*Os bastidores da Câmara dão como favas contadas a eleição de Felipe Francischini, indicado pelo PSL para a presidência da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, que deverá ser instalada nesta quarta-feira por Rodrigo Maia (DEM-RJ).
*O Nubank foi eleito a melhor instituição financeira do Brasil e uma das melhores do mundo, segundo levantamento do World`s Best Bank 2019, elaborado pela revista Forbes. Em segundo lugar, vem o Banco Inter e na sequência, o banco Neon, a Caixa e o Itau.
*Será na próxima segunda-feira (18), às 19h30, no Restaurante Kei, a 10ª edição da “Segunda do Bem”. Organizado pelo Corpo de Voluntários da Associação Mineira de Reabilitação (AMR), o jantar terá parte da renda repassada para a instituição, que promove a reabilitação e inclusão social de 500 crianças e adolescentes carentes com deficiência física. Os ingressos custam R$ 150,00 e já estão à venda na Lets.events (https://web.lets.events/e/segunda-do-bem/ ) e na sede da AMR, no bairro Mangabeiras.