*O pecuarista Caio Penido (foto) propôs um novo tipo de “slogan” a ser aplicado na atividade agropecuária do Brasil: em vez de “desmatamento zero” – que ele considera uma meta impossível -, propôs “Código Florestal Já”. Penido é presidente do Grupo de Trabalho de Pecuária Sustentável (GTPS), tem fazendas no Vale do Araguaia e também é membro da Liga do Araguaia – um grupo de 63 pecuaristas voltados a práticas sustentáveis na criação de gado de corte.
“Temos um presidente que adora a América. Eu também. Adoro Coca-Cola e *Disneylândia”. Do ministro da Economia, Paulo Guedes, direto de Washington, EUA.
*Tomou posse nesta terça-feira, na Câmara dos Deputados, em Brasília, a nova diretoria eleita da Assespro Nacional – Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação. Assumiu a presidência para o biênio 2019-2020 Ítalo Nogueira, 42 anos, o mais jovem presidente da entidade. A Assespro nacional congrega mais de 1,5 mil empresas associadas em 20 estados.
*Em congresso a ser realizado no próximo fim de semana, o PPS oficializa sua mudança de nome. O Partido Popular Socialista passará a se chamar Cidadania 23 — o número da legenda.
*A CPI de Brumadinho remarcou para o próximo dia 28 (quinta-feira) o depoimento de Fábio Schuwarttzman. Ele seria ouvido nessa terça-feira (19), mas apresentou atestado médico.
*O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Nelson Missias de Morais, e o governador de São Paulo, João Doria, estavam entre os homenageados com o colar do Mérito Judiciário Militar Paulista. A honraria foi concedida, na última segunda-feira, em comemoração aos 82 anos da instalação do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo (TJMSP).
*Reitores de Ensino Superior de Minas Gerais integrantes do Fórum de Instituições Públicas do Estado de Minas Gerais (Foripes), o reitor da PUC Minas e dirigentes das entidades científicas Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Ciência (SBPC) e Academia Brasileira de Ciência (ABC) expressaram preocupação com os cortes no orçamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). O documento distribuído pela Foripes diz que os cortes no financiamento da Fapemig, que é a principal fomentadora da pesquisa em Minas Gerais e uma das mais relevantes do país, resultarão no atraso ou paralisação de milhares de pesquisas no estado.
*O Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER-MG) autorizou a Empav – Empreendedores e Pavimentação para dar início às obras no Aeroporto do Vale do Aço, em Santana do Paraíso. Desde 14 de fevereiro, as operações da Azul Linhas Aéreas Brasileiras no aeroporto foram suspensas devido às más condições da pista de pouso e decolagem. A Empav, vencedora da licitação, terá 30 dias de prazo para a conclusão das obras, a partir da data da ordem de serviço.