* Os estudantes que fecharem novos financiamentos pelo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) pagarão parcelas mais altas. O Conselho Monetário Nacional (CMN) regulamentou o reajuste das taxas de juros dos novos contratos de 3,4% para 6,5% ao ano. O reajuste havia sido anunciado no fim do mês passado pelo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro (foto). As novas taxas haviam sido publicadas no edital com as novas regras do Fies, no início do mês, mas precisavam ser regulamentadas pelo CMN para entrar em vigor. O aumento vale apenas para os 61,5 mil contratos previstos para o segundo semestre deste ano. Quem já é beneficiado pelo programa e precisa renovar os financiamentos continuará pagando as taxas atuais, porque os contratos em vigor não podem ser alterados por apenas uma das partes. De acordo com o Ministério da Fazenda, o aumento da taxa é necessário para garantir a viabilidade do programa, ao reduzir os gastos com subsídios.
* O sub secretário de Ciências e Tecnologia de Minas, Leo Dias, disse que o governo do estado está empenhado em trazer empresas na área para Minas Gerais. Há ainda uma conversa sobre uma conexão na área da Fiat entre Recife e Belo Horizonte.
* A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tem um novo diretor-presidente. É o médico sanitarista Jarbas Barbosa da Silva Júnior, 58 anos, de Pernambuco. Barbosa foi o representante do Brasil no Comitê Executivo e da Organização Pan-Americana de Saúde e também ocupou o cargo de Gerente de Vigilância em Saúde, Prevenção e Controle de Doenças da Opas/OMS. Ele deixa o cargo de secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, que ocupava desde o início do ano.
* A Justiça italiana adiou, mais uma vez, a extradição para o Brasil do ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato. Agora ela deverá ocorrer em dezembro. O novo adiamento ocorre porque Pizzolato terá que comparecer a um tribunal italiano no dia 14 de dezembro para responder a um processo de falsidade ideológica. Ao fugir do Brasil, ele usou um passaporte falso, com a identidade do irmão, para ingressar e viver na Itália.
* Mudanças na cobrança do ICMS será tema da conversa entre o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, e o governador de SP, Geraldo Alckmin, nesta segunda-feira, na capital paulista.
* Marcado para 21 de agosto um megaleilão de energia, onde estão inscritos 586 empreendimentos com um total de 23 206 megawatts de potência sendo 53% de geração eólica.
* “Between Light and Shadow”, de Jacques Dequeker, diretor de cena da produtora carioca Popcorn, foi selecionado para a final do La Jolla International Fashion Film Festival, maior festival de cinema de moda do mundo, nos EUA. O filme concorre em três categorias: melhor direção, melhor edição e melhor direção de arte.