* O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga (foto), disse ontem (14), em visita à sede de Furnas Centrais Elétricas, no Rio de Janeiro, que o custo da energia elétrica no país pode estar iniciando um “ciclo com viés de baixa” nas tarifas. Novas medidas, como a redução da bandeira vermelha, que cai para R$ 4,50 a partir de setembro, podem ser tomadas em outubro e novembro, caso as projeções para o período úmido sejam favoráveis, informou. “A rampa de descida da tarifa parece algo bastante robusto”, afirmou Braga. “Estamos a cada dia tendo mais eólicas, térmicas e hidráulicas em um custo diferenciado do que estávamos usando”, acrescentou o ministro. Ele lembrou que as usinas térmicas, mais caras, estão dando lugar a unidades com menor custo no abastecimento.
* O Ministério Público Federal em Minas Gerais (MPF/MG) ingressou com ação civil pública para impedir que a Caixa Econômica Federal (CEF) cobre dos mutuários do Sistema Financeiro de Habitação quantia a título de “taxa de construção”, juros remuneratórios e TR quando forem adquiridos imóveis em começo de construção. Segundo o MPF, a cobrança é abusiva e ilegal, porque coloca o consumidor em desvantagem exagerada, cobrando-lhe obrigações iníquas e onerosas, o que é proibido pelo artigo 51 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e pela Portaria 03/2001 da Secretaria de Direito Econômico, do Ministério da Justiça.
* A Arquidiocese de Belo Horizonte celebra a Assunção de Nossa Senhora e a Padroeira da Capital, Nossa Senhora da Boa Viagem, neste sábado (15), com eventos especiais: no terreno da Catedral Cristo Rei, às 16h, fiéis se reúnem para receber a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem. Na Praça da Rodoviária haverá o tradicional terço e procissão luminosa com a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem que virá da cidade de Confins. Da Praça, os fiéis seguem em procissão luminosa para a Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem – Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua. O arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo preside a Missa, que começa ao final da procissão (às 18h), nos jardins da Paróquia.
* O escritor Antonio Houaiss, falecido em 1999, e que completaria 100 anos em outubro, será homenageado no próximo dia 27, na Academia Brasileira de Letras. Um dos oradores será o imortal Arnaldo Niskier, ocupante da cadeira 18.
* Este sábado (15) é o “dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, destinada a imunizar crianças entre seis meses e cinco anos incompletos. O Ministério da Saúde pretende vacinar 12 milhões de crianças até o dia 31 de agosto. Estarão abertos mais de 100 mil postos de vacinação em todo o país. Além dos postos de saúde, postos volantes em escolas, praças e locais públicos serão usados na mobilização.