* O governo federal pediu ao Tribunal de Contas da União (TCU) um novo prazo para explicar a prestação de contas da presidenta Dilma Rousseff referente a 2014. O pedido foi confirmado pelo ministro Augusto Nardes (foto), relator do processo, que esteve na tarde de ontem (24) em São Paulo. “O governo está solicitando mais 15 dias. Estou sabendo disso agora, e tomarei uma decisão entre hoje (ontem) e amanhã (hoje), porque foi dado um prazo bastante elástico, de 45 dias. Vou avaliar isso”, disse Nardes, antes de fazer uma palestra na Associação Comercial de São Paulo. Este foi o segundo pedido de adiamento para explicar indícios de irregularidades apontadas pelo tribunal sobre as contas de 2014. Nardes deve decidir até hoje se concederá novo adiamento. O prazo do primeiro adiamento vence sexta-feira (28). A data do julgamento, segundo ele, segue indefinida
* A paulista da Ordem dos Advogados do Brasil-OAB, cancelou em sessão secreta a inscrição do ex-ministro José Dirceu por sua condenação no mensalão. Os conselheiros da OAB paulista consideram que Dirceu não tem idoneidade para advogar, um dos requisitos básicos da profissão, de acordo com o Estatuto da Advocacia. Foram 76 votos a favor do cancelamento, dois votos contra, e duas abstenções. Dirceu perdeu a inscrição por causa da condenação do mensalão, julgamento que ocorreu em novembro de 2012. A prisão na Operação Lava Jato, no dia 3 de agosto, não entrou no debate porque o ex-ministro não foi condenado. Dirceu pode recorrer.
* Estão abertas as inscrições para o congresso jurídico “Os Novos Paradigmas do Direito Processual Civil: O Novo CPC em Debate”, que será realizado nos dias 4 e 5 de setembro, de 8h às 17h30, no Hotel Ouro Minas, em Belo Horizonte. O congresso vai abordar temas relevantes sobre o novo CPC, entre eles a intervenção de terceiros no novo Código, flexibilização procedimental, humanização da curatela e as principais alterações do direito probatório. Entre os palestrantes, estão alguns dos mais renomados juristas do país.
* Mais uma vez Victor Dzenk fez balançar o coração das cariocas com o lançamento de sua coleção “O meu jardim secreto“, no Village Mall, com peças que misturam as estampas de maior sucesso do estilista. Dzenk aproveitou para lançar também uma coleção cápsula em homenagem aos 100 anos de Alceu Penna, morto em 1980.
* O Pátio Savassi promoverá, na próxima quinta-feira (28), um bate-papo com a escritora mineira Miriam Aguiar que falará sobre a expansão do mercado de Minas. O encontro será, a partir das 19h30, no Anfiteatro do mall.
* E por falar em centros de compras, as maiores redes varejistas do País se movimentam para reduzir os aluguéis em shopping centers. Entre os meses de abril e junho, o indicador de renovações caiu para 15,9%, frente resultado de 22,1% no mesmo período de 2014. A Renner, Via Varejo e Magazine Luiza são algumas das redes que estão buscando reduzir custos.
* No dia 1º de setembro, às 20h30, o compositor e flautista Alexandre Andrés participa da série de shows BDMG Instrumental. O músico é um dos quatro vencedores do 15º Prêmio BDMG Instrumental. Ele sobe ao palco da Sala Sérgio Magnani, da Fundação de Educação Artística (FEA), para apresentar composições autorais e arranjos escritos para temas consagrados. No show, Alexandre Andrés será acompanhado por Rafael Martini (piano, teclado e acordeon), Pedro Santana (baixo acústico) e Adriano Goyatá (bateria e glokenspiel). A convite do artista mineiro, o músico e compositor André Mehmari (piano, teclado e acordeon) fará participação especial. André Mehmari é um dos destaques da música nacional, autor de composições e arranjos para importantes formações orquestrais do país, como Osesp, Quinteto Villa-Lobos, OSB e Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo. O músico também atua em festivais no Brasil e no exterior.