*Há um movimento de um grupo de senadores, que se colocam como “independentes”, contra a reeleição de Renan Calheiros à presidência do Senado. A proposta do grupo é lançar o nome do senador Antônio Carlos Valadares (foto), do PSB de Sergipe, como candidato. No Senado as especulações indicam que Calheiros, que tem apoio discreto de Dilma, pode perder a disputa. No cargo ele fez alguns aliados e muitos inimigos políticos.
*A Câmara de Comércio LGBT do Brasil, presidida por Douglas Drumond, realiza na nesta segunda-feira reunião de criação da Câmara de Comércio LGBT de Minas e da Associação LGBT de Minas Gerais. O objetivo é colocar Minas na rota do “pink Money” e criar um roteiro de turismo LGBT no estado.
*É vedada a concessão simultânea de pensão por morte à viúva e à concubina. Isso porque, de acordo com jurisprudência dos tribunais superiores, não é possível o reconhecimento de união estável com outra pessoa na constância do casamento. Esse foi o entendimento aplicado pela 1ª Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região ao negar pedido de pensão por morte a uma mulher que declarou ter mantido união estável com servidor público morto.
*O clima anda tenso na Secretária de Transportes e Obras Públicas (Setop). Com a chegada dos novos comandantes, as demissões começaram. São 117 comissionados na pasta. E conforme as ordens, por lá também será seguida a lógica de deixar 25 dos cargos vagos.
*A Câmara Municipal de Betim abriu processo licitatório para contratar serviços de conservação e recepção com valor cinco vezes maior do que o gasto em contrato firmado em 2012 para fazer o mesmo serviço.
*O candidato à Presidência da Câmara dos Deputados pelo PT, Arlindo Chinaglia (SP) será recebido nesta segunda-feira, em Belo Horizonte, pelo governador Fernando Pimentel (PT). Ele terá ainda um almoço com a bancada do partido em Minas, no Hotel Ouro Minas, na Região Nordeste da capital. A informação foi confirmada por deputados petistas.