Blog do PCO

Perfil do turista que visita Minas

Paulo César de Oliveira
COMPARTILHE

Os dados da Pesquisa de Demanda de 2014, realizada pela Secretaria de Estado de Turismo e Esportes de Minas Gerais (SETES-MG), mostram o perfil do visitante que vem a Minas Gerais. As informações foram recolhidas com aplicação de 3.686 questionários em 22 municípios estratégicos do turismo no estado durante o mês de julho (após a Copa do Mundo) e outubro. A margem de erro é de 2%. A pesquisa teve como objetivo entender as motivações e as expectativas das pessoas que visitaram o estado neste ano. A maioria (66,8%) dos visitantes é de Minas Gerais, seguida por São Paulo (12,9%) e Rio de Janeiro (7,0%). Em relação à idade, há predominância do público jovem, na faixa dos 21 a 30 anos (33,7%), e, na sequência, pessoas entre 31 e 40 anos, representando 24,2% do total. A média de permanência no estado foi de 6,3 dias, contra 6,9 dias em 2012. O gasto médio diário do visitante aumentou 90,5%: em 2012 era de R$61,77, e atualmente é de R$117,67. Considerando o gasto médio total, durante a viagem, em 2012, era de R$409,31 e, em 2014, esse número saltou para R$742,50, representando um aumento de 81,4%. A motivação de viagem dos visitantes que vêm a Minas não é sólida, pois tem proporções bem parecidas. 32,9% das pessoas viajam para lazer ou passeio. Logo atrás estão os motivados a visitar amigos e parentes (25,2%) e, após, vem os motivados a negócios, com 22,7%. Dentre as pessoas que viajaram para lazer ou passeio, 44,7% buscaram o turismo cultural. Os que buscam o contato com a natureza – ecoturistas – representaram 34,0%.

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News do PCO

Preencha seus dados e receba nossa news diariamente pelo seu e-mail.