O mercado está cheio de novos empreendedores a procura de uma boa oportunidade para investir e o setor de franchising tem se mostrado promissor. Ocupando a 3ª posição em número de franquias, o Brasil conta com um mercado aquecido e segundo Pesquisa Trimestral do Franchising realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor obteve um crescimento de 10% no faturamento entre janeiro e março, comparado ao mesmo período de 2013. O mercado de franquias, ao longo dos anos, está mais maduro e profissional, oferecendo ótimas oportunidades de crescimento. O futuro empreendedor deve analisar não apenas o tempo de retorno do investimento feito, mas ponderar os prós e contras, além de descobrir em qual área ele tem maior afinidade e qual empresa está mais adequada ao seu perfil. Em relação aos investimentos, a partir de R$ 5 mil é possível abrir uma franquia, como a Gigatron, empresa que atua no ramo de informática e tecnologia, no qual o retorno do investimento é no período de 1 a 12 meses. Já com investimento inicial de R$ 90 mil, o empreendedor pode abrir a Wizard, maior rede de franquias do mundo no segmento de cursos especializados. Com faturamento médio mensal avaliado em R$ 110 mil, a empresa já atravessou fronteiras brasileiras, possuindo escolas no EUA, Japão e Portugal. Para quem prefere o segmento de moda masculina, a Sketch, empresa mineira que atua há 25 anos no mercado, é uma ótima opção. Com 40 lojas no mercado, o valor do investimento para abrir uma unidade é a partir de R$ 250 mil, incluindo taxa de franquia e capital de giro. A franquia tem faturamento mensal de cerca de R$ 100 mil, sendo o lucro médio mensal a taxa de 12% do faturamento bruto. Com retorno do investimento avaliado entre 24 a 36 meses, a Sketch- leia-se Carlos Lima (foto), oferece todo o suporte necessário para que o franqueado obtenha o melhor resultado. Entre os serviços oferecidos, está análise, negociação e consultoria de ponto, projeto arquitetônico, formação do franqueado, apoio na captação e treinamento de funcionários, marketing da rede e reuniões periódicas.