O presidente da Belotur, Mauro Werkema (foto), está sorrindo de orelha a orelha com os resultados do Carnaval de Belo Horizonte. Com investimento de R$ 5,5 milhões, a festa, organizada pela Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), em parceria com empresas privadas e a comunidade, gerou cerca de 4.700 mil postos de trabalho temporários, para as produtoras envolvidas na organização do evento. Foram cadastrados mais de 1 mil empreendedores individuais do comércio eventual de bebidas e alimentos industrializados para atuar nas ruas da cidade no período.Segundo a Associação Brasileira de Agências de Viagens de Minas Gerais (Abav- MG), houve um crescimento médio de 50% na procura de serviços turísticos, e um aumento de 20% na venda de serviços como passeios e traslados. No segmento de alimentação fora do lar, o crescimento médio de bares e restaurantes foi de 70% em relação ao mesmo período de 2008, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-MG).