Neste mês, a PwC lançou a pesquisa The female millennial: A new era of talento – um olhar sobre a geração de mulheres nascidas entre 1980 e 1995. A pesquisa mostra como esse grupo de profissionais é mais confiante e ambicioso do que gerações anteriores. Realizada com 8.756 mulheres de 75 países, o estudo aborda salário, equilíbrio entre vida pessoal e profissional e derruba alguns mitos sobre o tema. A pesquisa aponta que a geração de mulheres milleniumconfigura uma nova era do talento nas organizações, representada por mulheres com alta escolaridade, confiança, ambição e objetivos claros em relação à carreira. Elas são muito mais propensas a acreditar que podem alcançar os níveis mais altos com seu atual empregador, particularmente aquelas que estão em começo de carreira (49%).
Empregos com oportunidade de carreira são os mais atraentes
Diante desse cenário, oportunidades de progresso na carreira foram classificadas por 53% como a característica mais atraente em relação à empresa. Da mesma forma que a falta de oportunidades de crescimento no trabalho é citada como a principal razão para deixarem o emprego. “Se antes muitas mulheres optavam por abandonar uma posição para se dedicar à família, nossa pesquisa aponta que atualmente isso ocorre em proporção muito menor. Apenas 4% afirmam que passar mais tempo com a família é motivo de saída. As millenials apontam motivos como falta de progressão na carreira, aprendizagem, desenvolvimento e remuneração para deixar uma organização”, esclarece João Lins (foto), sócio da PwC e líder de gestão de capital humano. As mulheres do milênio no Brasil (76%), Índia (76%) e Portugal (68%) são as mais confiantes em relação à carreira, enquanto seus pares no Japão (11%) e Alemanha (19%) são as menos confiantes.