*A eleição da nova diretoria da Associação Mineira de Municípios, que acontece nesta sexta-feira, está mobilizando não só os prefeitos, como parlamentares e membros do governo. Todo esse interesse tem um motivo: a entidade representa os 853 municípios mineiros. A disputa está entre o atual presidente da entidade, o ex-prefeito de Coronel Fabriciano, Marcos Vinícius e o prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão (foto/reprodução internet).
*O diplomata aposentado e escritor Edgard Telles Ribeiro tomará posse na Academia Brasileira de Letras nesta sexta-feira (4), às 20h, na cadeira 27, sucedendo o poeta Antonio Cicero, morto em outubro passado. O novo “imortal” será saudado pelo acadêmico Ruy Castro. Edgard Telles Ribeiro é autor de vários livros entre romances e contos, como "O Punho e a Renda", considerado um clássico sobre a Ditadura Militar.
*O número de brasileiros impedidos de entrar em Portugal em 2024 aumentou 722%, saltando de 179 em 2023 para 1.470 em 2024, segundo dados do Relatório Anual de Segurança Interna (RAS), divulgado na última terça-feira (1º). O aumento significativo se deve à intensificação por Portugal do controle das fronteiras aéreas e marítimas em 2024. O crescimento acentuado chama atenção também pelo fato de os brasileiros responderem por 85% de todas as recusas de entrada em aeroportos portugueses no último ano. Ao todo, 1.727 estrangeiros foram barrados no período.