Costuma-se dizer que o mineiro é bom de prosa e sabe recepcionar muito bem seus convidados. Os números têm revelado que essa não é apenas uma teoria, mas uma realidade nas terras mineiras. Pesquisa de Satisfação do Turista de Belo Horizonte, realizada por meio de parceria entre a Fecomércio-MG e a Belotur, demonstra significativa evolução da cidade na atração e recepção aos visitantes. De acordo com o levantamento, dos 1.079 turistas entrevistados, entre os dias 23 e 29 de abril, 99,2% aprovaram a capital mineira, sendo que 74,6% tiveram as expectativas atendidas plenamente, 14,9% tiveram as expectativas atendidas em parte e 9,7% disseram que as expectativas foram superadas. Vale destacar que 23,5% dos turistas vieram a negócios ou a trabalho. Para o coordenador do eixo Turismo do Senac, Marcelo Prates (foto), com a vocação pelo turismo de negócios, Belo Horizonte se firma, cada vez mais, como destino internacional de eventos de médio e grande porte, todos muito bem estruturados. “É por isso que o Senac tem investido cada vez mais na oferta de cursos de qualificação de profissionais para o setor”, afirma. Segundo ele, desde a década de 90, a capital mineira vem passando por um processo de melhoria estrutural, como ampliação da rede hoteleira e a melhoria dos serviços ligados ao turismo de negócios e eventos, como bares e restaurantes.
Turismo de negócio gera renda na cidade
Outro estudo, “O perfil do turista de negócios em BH”, realizado pela Secretaria de Estado de Turismo e Esportes de Minas Gerais, mostra que, em 2014, o turismo de negócios em Belo Horizonte gerou receita de R$ 1,28 bilhão, crescimento de quase 18% em relação a 2013. No mesmo período, mais de um milhão de turistas circularam pela cidade, permanecendo em média 11 dias na capital, com um gasto individual diário de pouco mais de R$100 reais. E a perspectiva é que os números cresçam ainda mais. O Observatório do Turismo de Minas Gerais, divulgado pela SETES/MG em junho, aponta que os indicadores setoriais de turismo de Belo Horizonte confirmaram, em maio de 2015, a tendência de crescimento já apontada nos meses anteriores.