O investimento das empresas brasileiras em certificação ISO cresce paulatinamente, sendo que no ano passado, foram 20.908 organizações certificadas, assumindo a 10ª posição no ranking mundial. Conforme o estudo “Impacto da Certificação dos Sistemas de Gestão da Qualidade”, promovido pela UNIDO (Agência especializada das Nações Unidas que Promove o Desenvolvimento Industrial), o motivo desse aumento na demanda está diretamente ligado à eficiência das normas em padronizar mecanismos para identificar, resolver e prevenir problemas. A Organização Internacional de Normalização (ISO), como é popularmente conhecida, é uma entidade de padronização e normatização de produtos e serviços para garantir a qualidade e otimização, presente em cerca de 190 países. A ISO 9001 é um grupo de normas técnicas para estabelecer um modelo de gestão de qualidade dentro das organizações, independentemente do tipo ou dimensão. A implantação da ISO 9001 amplia mercados ao melhorar a satisfação de clientes com um melhor monitoramento do nível de organização interna e maior controle da administração e rentabilidade das empresas, gerando mais credibilidade.