Tornar a marca conhecida é um dos principais pilares que sustentam o sucesso de um negócio. Em época de crise, o investimento em publicidade deve ser pensado, estrategicamente, para atingir os resultados esperados e garantir a manutenção em um mercado instável. Muitas empresas utilizam recursos diferenciados, e acima do comum, para serem vistas e conhecidas pela clientela. O marketing, ainda considerado por muitas empresas como um simples apoio, é um dos primeiros a sofrer com os cortes de recursos. O alerta é que, mesmo em um período conturbado, as empresas devem encarar as ações como um investimento e não como despesa. “É preciso observar que os investimentos, mesmo em meio a uma crise, são uma maneira de se manter em evidência. Enquanto concorrentes desaceleram as estratégias de marketing, a empresa deve estar à frente, pensando que o capital investido em ações diferenciadas pode ser a peça chave para alavancar o negócio e garantir estabilidade para quando o mercado retomar um cenário mais otimista. A criatividade e o planejamento são fatores cruciais a ser trabalhados. Pode até ser clichê afirmar que ações precisam instigar e apresentar algo diferente às pessoas, mas é necessário reforçar. É fundamental fazer com que as estratégias sejam assertivas para atingir o máximo de pessoas ou impactar apenas algumas selecionadas, de acordo com o objetivo pré-definido”, afirma o diretor de criação da Reciclo Comunicação, Marcone Procópio (foto).