No período entre 2006 e 2010, o Brasil foi o segundo país em aumento absoluto na produção de leite, com 1,3 milhão de toneladas, ficando atrás apenas da Índia com 2,9 milhões de toneladas. Este crescimento fez com que o país se aproximasse da Alemanha, da Rússia, da China e do Paquistão, podendo vir a ocupar, na próxima década, o posto de terceiro maior produtor mundial, atrás da Índia e dos EUA, caso mantenha esta taxa de crescimento. Com isso, o mercado de lácteos cresceu muito nos últimos anos. De 2009 a 2013, segundo dados do Euromonitor, o faturamento do setor aumentou 61%, passando de R$ 38,6 bilhões para R$ 62 bilhões. A explicação para esse excelente desempenho é o aumento do consumo de leite e derivados pela classe C. A melhor distribuição de renda ampliou o número de pessoas nesse segmento e elevou o poder de compra da população. Hoje, o brasileiro consome anualmente 171 kg de lácteos, segundo dados do Milkpoint. Isso demonstra que há potencial para ampliar o mercado brasileiro e o consumo nos próximos anos. É nesse mercado promissor que a Embaré está inserida. A empresa completa 80 anos em 2015 e atualmente é a sexta maior empresa de lácteos do país, com capacidade de processamento de 2,1 milhões de litros de leite in natura por dia. Na área de confeitaria, a capacidade de produção é de duas mil toneladas por mês; e no setor de lácteos, 20,5 mil toneladas/mês. “A Embaré sempre norteou sua produção por três diretrizes essenciais: tecnologia moderna, mão de obra qualificada e matéria-prima de primeira qualidade. A expansão das vendas dos nossos produtos segue em ritmo crescente nos mercados interno e externo e está sustentada pela qualidade e por novas estratégias de negócios”, destaca Hamilton Antunes (foto), presidente da empresa.