Mesmo com a desaceleração das vendas ao longo do ano, os comerciantes da capital apostam no Natal para recuperar parte do faturamento de 2016. Prova disto é que a expectativa de 68,0% dos empresários para a data é de um desempenho melhor ou igual ao do ano anterior. Em 2015, essa era a percepção de apenas 24,8% dos entrevistados. Já o índice de lojistas que esperam um resultado pior no Natal caiu de 75,2% para 31,4%. Os que não responderam totalizam 0,6%. A pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) ouviu 175 empresários da capital e Região Metropolitana no período de 24 de outubro a 4 de novembro. O presidente da CDL/BH, Bruno Falci (foto), explica que apesar do período de instabilidade econômica, o forte apelo emocional do Natal levará os consumidores às lojas neste fim de ano. Apesar da boa expectativa do varejo para o Natal, a maioria dos empresários (44,6%) investiu em um estoque igual ao do ano passado. Enquanto isso, 14,3% dos entrevistados apostaram em um estoque maior e 33,7% em um volume menor. Os que não sabem ou não responderam totalizam 7,4% dos entrevistados.