Muitos lojistas e shoppings estão prorrogando a “Black Friday” até domingo, com descontos que vão de 10 a 70%, dependendo do estabelecimento comercial e do produto em promoção. A expectativa é a de que com os descontos, o consumidor volte a gastar e até antecipar as suas compras de Natal. Muitas lojas de eletrodomésticos abriram de madrugada e tiveram trabalho para conter os mais exaltados. Academias de ginástica, restaurantes, farmácias e supermercados também aderiram aos descontos para fazer caixa neste final de ano para cumprir os compromissos, principalmente com o pagamento do 13º salário. As compras pela internet também foram altas e muitos sites exigiram um credenciamento antecipado antes de iniciar as vendas. A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico registrou, em 2015, na sexta-feira da liquidação, um faturamento de R$ 1,5 bilhão. Neste ano, a estimativa é de aproximadamente R$ 2 bilhões. Mas apesar do otimismo, em muitas lojas, o consumidor só estava olhando os produtos, mais saia de mãos vazias.