O Natal deste ano deve ser o segundo pior em vendas desde 2001 e a perspectiva é que o faturamento retroceda para o nível de 2012. É o que aponta levantamento realizado pela Confederação Nacional do Comércio (CNC). Com 3,6 milhões de desempregados a mais do que em dezembro de 2015, o brasileiro está inseguro para comprar a prazo. Quando opta por pagar à vista, procura gastar menos. O clima de incerteza afeta até mesmo os lojistas de shoppings, que normalmente são mais otimistas. No último fim de semana, os shoppings centers tiveram bom fluxo de consumidores, mas com vendas abaixo do esperado. A falta de otimismo entre os comerciantes é atestada pelo presidente da Associação de Lojistas de Shoppings (Alshop), Nabil Sahyoun (foto). “No fim de semana, o fluxo de pessoas nos shoppings foi bom, mas a conversão em vendas foi baixa”, observou. Ele acredita que houve antecipação de compras por causa da Black Friday, a megaliquidação do fim de novembro. Além disso, com o crédito limitado, a elevação do desemprego e o clima de insegurança, ele projeta para as vendas de Natal dos shoppings queda maior do que a registrada no ano passado. Agora é esperar novo levantamento, para saber se com o pagamento da outra metade do13º. salário as vendas aumentaram.