Pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo e divulgada nessa quinta aponta que 95% dos turistas estrangeiros que estiveram no Brasil em 2016 têm intenção de voltar ao país. O levantamento avaliou 16 itens de infraestrutura e serviços turísticos, como: hospitalidade, alojamento, gastronomia, aeroportos, segurança, limpeza, sinalização turística, entre outros. Ao todo, 37.634 turistas foram entrevistados. A exceção da categoria telefonia e internet, que recebeu o menor índice de aprovação, de 69,6% dos entrevistados, os demais 15 itens receberam avaliações superiores à 70%, como a hospitalidade (98%), alojamento (95,7%), gastronomia (95,4%) e restaurantes (95%). A avaliação final da experiência no Brasil foi positiva para 87,7% dos entrevistados. Ao todo, 56,8% dos turistas que visitaram o Brasil em 2016 vieram da América do Sul. Os argentinos seguem na liderança entre os vizinhos e representam 34,9% do total de visitantes no país. A segunda principal origem dos turistas são os Estados Unidos que, em 2016, enviou pouco mais de 570 mil visitantes. A pesquisa revela que os turistas provenientes dos países europeus e dos Estados Unidos tem um gasto per capita, de aproximadamente o dobro do verificado entre os visitantes da América do Sul, com destaque para os norte-americanos que gastaram US$ 1.234, quase 2,2 vezes mais que os argentinos, US$ 548,92.