As vendas em shopping centers em 2017 devem crescer acima do previsto pelo setor, após expansão de 2,5% no primeiro trimestre, sinalizou nessa segunda-feira a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). Em janeiro, a entidade projetou uma expansão de 5% nas vendas totais de 2017, superior à alta de 4,3% observada em 2016, embora ainda abaixo dos aumentos de 6,5% apurados em 2015 e de 10,1% de 2014. “Reavaliaremos ao fim do segundo trimestre, em junho, essa expectativa, e achamos possível ajustá-la para cima”, afirmou presidente da Abrasce, Glauco Humai (foto). Além do resultado do primeiro trimestre, o desempenho do Dia das Mães deste ano corrobora a chance de revisão para cima na estimativa, segundo ele. A Abrasce apurou que as vendas relacionadas à data, considerada a segunda mais importante do varejo nacional, cresceram 6% em comparação com período equivalente do ano anterior, enquanto o fluxo de visitantes subiu 8%.Humai minimizou o impacto da crise política no resultado do setor, argumentando que a economia está em condições melhores que há um ano para atravessar as turbulências em Brasília, que se agravaram após delação de executivos da JBS e da sua controladora J&F Investimentos, envolvendo o presidente Michel Temer. “Os indicadores macroeconômicos agora são melhores que na saída de Dilma Rousseff e, por mais que a recuperação seja mais lenta e a crise se prolongue, não será imediatamente que perderemos esses indicadores”, disse.