Vários políticos foram prestar a última homenagem ao ex-governador Hélio Garcia, ontem, no Cemitério Parque da Colina, onde seu corpo foi cremado. Hélio Garcia morreu aos 85 anos, em decorrência de insuficiência respiratória. Ele foi internado no Hospital da Unimed no dia 28 de maio, com quadro de pneumonia grave e acabou não resistindo. Ele governou Minas Gerais de 1984 a 1987 e de 1991 a 1994. Dono de um estilo único, Hélio Garcia (foto) era considerado a última grande raposa política mineira. Hábil articulador político, sempre dizia que “política deve ser feita à noite, de chapéu, sobretudo e dentro de um taxi em movimento” e não se cansava de repetir que “não brigava, mas também não fazia as pazes”.
Despedida discreta
O governador Fernando Pimentel ofereceu às três filhas do ex-governador, o Palácio da Liberdade para que o seu corpo fosse velado, mas elas agradeceram e optaram por uma despedida discreta, como Hélio Garcia viveu os últimos anos da sua vida. O corpo chegou ao velório por volta das duas horas da tarde e foi recebido com honras militares. O caixão foi coberto com as bandeiras de Minas e do Brasil. Para Pimentel Garcia era “um homem de bem, homem público que prestou inestimáveis serviços a Minas Gerais e ao Brasil. Ele deixa um legado de serenidade, de espírito democrático, uma referência para toda uma geração de políticos”, um “exemplo de prudência, sensatez e espírito republicano” que é justamente o que está faltando atualmente, segundo o governador.
Fazia política em silêncio
O prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, chegou ao cemitério Parque da Colina para o velório do ex-governador Hélio Garcia, antes do corpo. Sem o traquejo e habilidade do ex-governador, Lacerda, no entanto, vem surpreendendo com suas mexidas no xadrez político. Mesmo sem ter convivido muito com Garcia, Lacerda entende que ele “foi um político que honrou a tradição mineira. Fazia política em silêncio, trabalhando com ética. Foi muito admirado em todos os cargos que exerceu, deixando grandes histórias e realizações”.
Michel Temer se manifesta pelo Twitter
O presidente interino, Michel Temer, comentou pelo Twitter que “Hélio Garcia foi um dos grandes pilares de Tancredo Neves na redemocratização do Brasil. Governador de Minas por duas vezes, encarnou o espírito da liberdade dos mineiros. Solidariedade aos amigos e à família neste momento”.