A ativação do Alto-Forno 1 da Aciaria 1 da Usiminas, ontem, em Ipatinga, contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro e do governador Romeu Zema. Sergio Leite, presidente da Usiminas, em discurso emocionado exaltou os acertos do governo e falou que o momento era de alegria para todos, porque “a retomada da economia brasileira já é uma realidade e o setor aço participa ativamente”. O trabalho estava paralisado desde o início de abril deste ano, devido a pandemia do novo coronavírus. Ao lado do presidente da Usiminas, Sergio Leite, Bolsonaro falou que antes da pandemia, o Brasil caminhava para crescer 3%”,mas infelizmente apareceu um imprevisto, o tal do vírus”. Bolsonaro disse que desenvolveu ações para que a economia e a saúde caminhassem juntas na pandemia, como o auxílio emergencial. Após o evento Bolsonaro caminhou pelas instalações da Usiminas e cumprimentou funcionários, fez selfies e encantou a todos.
Um duro recado a Guedes
Ontem em Ipatinga, o presidente Jair Bolsonaro – que foi muito aplaudido pela população da cidade – praticamente deu “um chega pra lá” no ministro Paulo Guedes – que era o Posto Ipiranga e depois passou a ser chamado por Rodrigo Maia de Imposto Ipiranga. Ele anunciou que o programa Renda Brasil, substituto do Bolsa Família e proposto pela equipe econômica, está suspenso momentaneamente. Segundo ele, o texto precisa de ajustes e, por isso, não será enviado ao Congresso. Bolsonaro também informou que o novo valor do auxílio-emergencial, que foi prorrogado até dezembro, segue indefinido. Ele falou que “não posso tirar de pobres para dar para paupérrimos. Não podemos fazer isso aí. Como por exemplo a questão do abono para quem ganha até 2 salários mínimos. Seria, né, um 14º salário. Não podemos tirar isso de 12 milhões de pessoas para dar para um Bolsa Família ou Renda Brasil, seja lá o que for o nome desse novo programa”
Aprendendo a conviver com o virus
Bolsonaro disse também que “fizemos nossa parte. Fui muito criticado. Agora, a poucos dias, o diretor da OMS (Organização Mundial da Saúde), declarou que a vida e a economia não podem ser tratadas de forma dissociadas. Nós temos que aprender a conviver com o vírus mesmo após a vacina”. Ele também comemorou o fato de, aos poucos, o Brasil voltar a normalidade. “Ou o Brasil começa a produzir, começa realmente a fazer um plano que interessa a todos nós, que é o melhor programa social que existe, o emprego, ou estamos fadados ao insucesso. Não posso fazer milagre”. Ouviram o discurso do presidente funcionários e convidados da Usiminas.
Aceitação de Zema
Em Ipatinga, o governador Romeu Zema teve uma conversa reservada com o presidente Bolsonaro, que vai atender aos pedidos do governo mineiro nesta época de pandemia do novo coronavirus. Em Ipatinga, o governador Zema viu a sua popularidade em alta, pois também foi muito aplaudido. Aliás as pesquisas mostram que a aceitação de Zema cresce e hoje estaria tranquilamente reeleito para o segundo mandato.