Blog do PCO

Ainda sem vice, Ciro é confirmado candidato do PDT

Paulo César de Oliveira
COMPARTILHE

O PDT confirmou em convenção nacional realizada ontem, em Brasília, a escolha de Ciro Gomes (foto) como candidato à Presidência da República. O ex-ministro e ex-governador do Ceará foi escolhido por aclamação pelos filiados que participaram do evento. Ele disputará a Presidência pela terceira vez – em 1998 e 2002 concorreu pelo PPS, mas não chegou ao segundo turno. Abordado por jornalistas ao chegar à sede do PDT, o candidato disse que fala "10 horas por dia" e que "evidentemente" pode errar "aqui e ali". "Nunca tive pretensão de ser um anjo", afirmou. No primeiro discurso como candidato, Ciro Gomes afirmou que ninguém é "dono da verdade" e defendeu acabar com “a cultura de ódio” que, segundo ele, vigora no país. “Acabar com essa ideia de brasileiro contra brasileiro se ferindo pela internet”, afirmou. Sem citar exemplos, ele afirmou que, se eleito, vai "perseguir" e "encerrar" cada privilégio. "Vou olhar com uma lupa cada conta, cada privilégio. Comigo, privilégio vai ser perseguido e encerrado, seja de quem for", declarou. "Cada privilégio será trazido à denúncia pública", disse. Segundo ele, a corrupção é um “câncer que rouba a crença do povo na política”. Na parte do discurso em que abordou temas econômicos, disse que, a pretexto de austeridade fiscal, “essa gente quebrou o país”, sem especificar a quem estava se referindo. “O Brasil nunca esteve tão fragilizado nas contas públicas”, declarou. Ele defendeu um novo “projeto nacional de desenvolvimento” com apoio à indústria e ao comércio nacionais, que, na avaliação dele, estão “sofrendo”. “O Brasil é o país que mais destrói as próprias indústrias no capitalismo mundial”, acrescentou. Com informações do G1.

 

Paulo Rabello oficializa candidatura pelo PSC

O ex-presidente do BNDES, Paulo Rabello de Castro, oficializou ontem a sua candidatura à Presidência pelo PSC. Em seu discurso, disse que “este capitalismo que é mais que selvagem, é um capitalismo espúrio, um capitalismo de corporações, de juros altos. Isso vai acabar”. Ele ainda afirmou que tem o objetivo de aumentar a bancada do PSC no Congresso, dos atuais 15 para 35 parlamentares. Rabello tem menos de 1% das intenções de voto pelas últimas pesquisas. Com pouco tempo no horário eleitoral gratuito, Paulo Rabello tem usado as redes sociais para divulgar suas propostas.

 

Vice não manda nada

Lembrando os ensinamentos do seu pai, o ex-vice-presidente José Alencar, o empresário Josué Alencar responde a quem o pergunta sobre o processo eleitoral, que “importante na chapa é quem a encabeça. Vice não manda nada e deve evitar atrapalhar”. Josué foi o nome escolhido pelo Centrão para ser o vice na chapa encabeçada pelo tucano Geraldo Alckmin na disputa pela presidência da República. A aliança deve ser oficializada na próxima semana. Antes dessa definição, o nome de Josué Alencar foi sondado por vários candidatos, inclusive por Ciro Gomes (PDT), que acabou perdendo também o apoio do Centrão. O ex-presidente Lula também pensou no nome de Josué, assim como o governador Fernando Pimentel, que chegou a cogitar o nome do empresário para ser seu vice na chapa à reeleição, ou se candidatar ao Senado.

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News do PCO

Preencha seus dados e receba nossa news diariamente pelo seu e-mail.