Não está sendo fácil para parlamentares do PT essa retomada de negociação entre o governador Fernando Pimentel e o MDB. A possibilidade da aliança é real e muito ruim, segundo Patrus Ananias (foto), que entende que esta será mais uma das muitas concessões que o partido tem feito ao longo da vida. Mesmo não estando participando diretamente das negociações, Patrus tem sido informado do avanço dessa conversa. No seu entendimento, para os deputados petista esta aliança não é boa, mas para Dilma, Lula e Pimentel, ela é importante porque o MDB vai ajudar no interior do estado, com os seus vereadores e prefeitos.
Difícil para Dilma
Conviver com os deputados federais que votaram pelo impeachment da ex-presidente Dilma não será nada fácil para ela, no entendimento de Patrus Ananias. Ele disse que o MDB tem votado sistematicamente contra projetos do PT, inclusive com o desmonte dos programas sociais. Mas esta é uma decisão partidária e será seguida. Patrus disse que não tem conversado com Dilma Rousseff e nunca tratou deste assunto com ela, mas entende que não será fácil para ninguém esse alinhamento novamente entre PT e MDB.
Não à disputa nacional
Patrus Ananias descarta qualquer possibilidade de vir a ocupar a vaga de Lula na disputa à presidência da República. Ele afirma que nunca conversou com ninguém sobre o assunto e essa não é uma opção para ele, que vai tentar mais um mandato como deputado federal e, por isso, tem viajado pelo interior e conversado com as pessoas. Já sobre a candidatura de Lula, o petista entende que o partido tem que apoiá-lo nesse momento e caminhar com a sua candidatura até o limite. Para Patrus, o PT não pode faltar a Lula nessa hora.