O polêmico Jair Bolsonaro confirmou o que as pesquisas indicavam: está eleito e será o 42º presidente do Brasil com mais de 57 milhões de votos. Capitão da reserva do Exército, Bolsonaro venceu sem apresentar claramente quais as suas propostas para tirar o país da crise. No segundo turno das eleições, ele recebeu em sua casa, representantes de vários setores, sem sinalizar o caminho que vai tomar. A candidatura de Jair Bolsonaro começou a ganhar forma após o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Com seu estilo provocador, fez inimigos em praticamente todos os partidos de esquerda, e produziu munição para os adversários usarem contra ele durante todo o processo eleitoral.
Quem é Jair Bolsonaro
Jair Bolsonaro iniciou sua carreira política em 1991 como deputado federal no Rio de Janeiro e foi eleito sete vezes consecutivas como deputado federal, de 1991 a 2014 por diferentes partidos. Durante sua carreira, teve dois projetos aprovados na Câmara: um em relação ao benefício de isenção do IPI (Imposto sobre Produto Industrializado) para bens de informática e o outro que autorizava o uso da “pílula do câncer”.
Violência e facada
Acusado de incitar a violência e defensor da liberação de venda de armas para a população, Jair Bolsonaro (foto) acabou alimentando o discurso do nós e eles iniciado pelo PT, com ataques a Lula e aos petistas e com a frase- que foi usada contra ele na campanha do PT- em que fala que iria “metralhar a petezada”. No dia 6 de setembro, Bolsonaro acabou sendo vítima desse clima de violência que tomou conta da campanha eleitoral. Ele sofreu atentado com facada na barriga enquanto era carregado nos ombros por simpatizantes em caminhada no centro de Juiz de Fora. Em dezembro o presidente eleito vai se submeter a uma nova cirurgia agora para retirada da bolsa intestinal que carrega desde o atentado. Com a vitória sobre Fernando Haddad, Jair Bolsonaro se torna o terceiro militar eleito pelo voto direto. Antes dele foram eleitos Hermes da Fonseca, em 2010 e Eurico Gaspar Dutra, em 1945.