Blog do PCO

Campanha pelo voto distrital

Paulo César de Oliveira
COMPARTILHE

Alguns políticos estão se articulando para iniciar uma campanha para a adoção do voto distrital no país. O presidente do PSD, Gilberto Kassab(foto/reprodução internet), e o secretário de Projetos Estratégicos do governo paulista, Guilherme Afif Domingos, se uniram a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), para avançar com essa ideia no Congresso Nacional

Eles pretendem estreitar relações com o futuro presidente da Câmara dos Deputados, que provavelmente será Hugo Motta (Republicanos-PB), para tentar desengavetar um projeto de 2017 (PL 86/2017) sobre o tema apresentado pelo então parlamentar José Serra (PSDB). O texto já foi aprovado no Senado e, também passou pelo crivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Superior Tribunal Federal (STF).

Pela lógica proporcional, votos recebidos por candidatos que não foram eleitos irão ajudar outros do mesmo partido a se elegerem. Os críticos desse modelo dizem que essa fórmula distancia o eleitor dos seus representantes no Legislativo.  A ideia do voto distrital é aproximar o eleitor dos candidatos quebrando os Estados e municípios (os “distritões” onde hoje essas eleições ocorrem) em pequenos distritos, sendo que de cada um deles sairiam deputados e vereadores eleitos por maioria de votos.

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News do PCO

Preencha seus dados e receba nossa news diariamente pelo seu e-mail.