A tramitação da reforma da Previdência no Congresso Nacional e os reflexos que ela terá na economia brasileira foi o tema abordado pelo deputado Delegado Marcelo Freitas (foto), no Conexão Empresarial Regional Montes Claros, evento promovido pela VB Comunicação. Marcelo Freitas foi relator da matéria na Comissão de Constituição e Justiça, e acompanhou de perto as negociações em torno da proposta que foi encaminhada pelo governo Bolsonaro para apreciação dos congressistas. Para ele, os gastos do governo com a Previdência é o maior desafio nacional, e será necessário fazer esse ajuste para evitar que haja um colapso nas contas públicas. Na sua palestra, Marcelo Freitas também defendeu as reformas tributária e política após a votação da reforma da Previdência, além da revisão do pacto federativo, assunto que está na pauta dos prefeitos entra governo, sai governo. O Conexão Empresarial Regional Montes Claro teve o apoio da Âncora, Coteminas, Hotel Dubai, prefeitura de Montes Claros, Supermercados BH, Rádio Super, jornal O Tempo, TerrasAlpha, Transnorte, Turano e UNIFIPMoc.
Inspiração e Sucesso Empresarial
O CEO do Laboratório Santa Clara, doutor Newton Figueiredo, apresentou o case de inspiração e sucesso empresarial da empresa, com mais de 40 anos de fundação, no Conexão Empresarial Regional Montes Claros. O investimento teve como seu ponto de partida a cidade de Montes Claros, os fatores, por sua localização estratégica, fundamental nas conquistas que deram à empresa reconhecimento nacional com suas 32 unidades. O Santa Clara tem hoje 200 colaboradores, atende mil pessoas por dia e realiza 160 mil exames por mês.
A inevitável conexão com o futuro
Conhecedor da administração estadual, o CEO da Hestia Consultoria e Estratégia Econômica, Luiz Antônio Athayde, fez um apanhado histórico de decisões políticas e suas consequências para o desenvolvimento econômico DE Minas Gerais, em sua palestra no Conexão Empresarial Regional Montes Claros. Além disto, ele lembrou que as mudanças no mundo estão acontecendo em uma velocidade impressionante, tanto que 70% das profissões dos próximos anos não são conhecidas, destacando que no futuro as pessoas disputarão emprego com a inteligência artificial. Luiz Antônio Athayde acredita que Minas tem a ambição de ser polo logístico do Brasil por rodovias, ferrovias e, também, pelo ar. “ Para o Norte de Minas entrar nesse processo, se desenvolver e ter destaque no cenário econômico, terá que se atualizar, ter clareza para entender o momento, planejar, se conectar e acelerar”, disse.
Sustentabilidade na produção
Durante o Conexão Empresarial Regional Montes Claros, Antônio Reis Guimarães Lopes, relações Institucionais do Norte de Minas do Grupo ARG (Carapreta), apresentou o projeto desenvolvido pelo grupo com produção de bovinos, ovinos, peixes. Toda linha de produção usa a energia limpa e a empresa se orgulha de ter todos os seus produtos feitos de maneira sustentável. Antônio Reis disse que o rebanho do grupo é 100% rastreado e o projeto conquistou o selo do Programa Angus Sustentabilidade.
Investindo na qualificação profissional no Norte de Minas
O diretor Regional Sebrae/MG, Cláudio Luiz de Souza Oliveira, tem uma preocupação desde que assumiu o posto em Montes Claros: o de formar mão de obra de qualidade no Norte de Minas. Segundo ele, esse trabalho desenvolvido pela entidade envolve a capacitação de escolas e de professores, além de ajudar os empresários na defesa e apresentação de propostas no âmbito do legislativo municipal que possam impactar positivamente para o setor. Um dos investimentos do Sebrae na região foi o de destacar a importância do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu para fomento do turismo local.