Apesar de estar no comando do país, o PT enfrenta a possibilidade de repetir seu pior desempenho histórico em eleições municipais, sem conquistar nenhuma prefeitura de capital neste ano, como ocorreu em 2020. Pesquisas de intenção de voto sugerem que os petistas têm poucas chances de vitória.
As melhores perspectivas para o partido, segundo institutos como Datafolha e Quaest, estão em Fortaleza, Teresina e Porto Alegre. No entanto, para vencer nessas cidades, os candidatos do PT precisarão superar adversários que atualmente lideram as corridas. Em Porto Alegre, a deputada federal Maria do Rosário (foto/reprodução internet), PT-RS, que chegou a liderar nas primeiras pesquisas, foi ultrapassada pelo atual prefeito Sebastião Melo (MDB).
Em Teresina, o ex-prefeito Sílvio Mendes (União) lidera com 46% das intenções de voto, enquanto o candidato petista Fábio Novo tem 37%. Já em Fortaleza, Evandro Leitão (PT) aparece em terceiro lugar, com 14%, atrás de Capitão Wagner (União), com 31%, e José Sarto (PDT), com 22%. Esses números mostram os desafios significativos que o PT enfrenta para recuperar o protagonismo nas capitais brasileiras.