Mais um petista levanta a voz para criticar o atual momento do PT. O deputado federal, Patrus Ananias (foto/reprodução internet), considerado um dos quadros históricos do partido, avisa que o partido está longe do seu melhor momento, o que abre espaço para que partidos do Centrão e da direita avancem, como aconteceu nas eleições municipais.
A derrota do PT em Belo Horizonte, que ficou em sexto lugar na disputa pela prefeitura da capital mineira, abriu o debate sobre o futuro da legenda.
Segundo Patrus, o PT “é um partido encolhido. A onda da direita é geral, e nós, do Partido dos Trabalhadores e de outras forças de esquerda contribuímos, sim, para esse avanço com nosso silêncio”. Ele acrescenta que “não nos colocamos à altura, e espero que a gente se coloque nos próximos meses, nos próximos anos, que a gente faça uma autocrítica vigorosa e retome o caminho de interlocução.”
Patrus foi um dos poucos deputados federais que subiu no palanque de Rogério Correia, nas eleições municipais. Mas a sua atuação não impediu o desempenho pífio do PT.