Um dos pontos discutidos pelos governadores do Sul e Sudeste, no Cosud, e levado às bancadas federais dos estados, diz respeito ao ajuste na redação do projeto que implementa a renegociação das dívidas dos Estados com a União. A ideia é que mudem o valor mínimo de amortização extraordinária dos débitos.
O projeto de lei complementar sobre a dívida dos Estados determina que devem reduzir, no mínimo, de 10% a 20% do saldo devedor completo para haver redução nas taxas cobradas. A ideia é que esse valor seja pago por meio da entrega de ativos. O texto foi aprovado pelo Senado e agora está na Câmara.
Os governadores estão preocupados com a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que visa a reformular o esquema de segurança pública do país. Eles entendem que a proposta traz “incerteza” aos Estados. O encontro dos governadores do Cosud foi em Santa Catarina, estado do governador Jorginho Mello), PL. O governador do Paraná e atual presidente do Consórcio de Integração do Sul e Sudeste (Cosud), Ratinho Junior(foto/reprodução internet, anunciou a mudança da presidência do Cosud. Em 2025, a presidência do Consórcio passa para o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro.