Blog do PCO

Lula ainda quer ser entrevistado?

Paulo César de Oliveira
COMPARTILHE

Acredito que, hoje, se fosse possível marcar duas entrevistas coletivas com detentos famosos, no mesmo horário, a de Antônio Palocci seria a campeã de audiências. A estratégia de Lula – que envolveu um pouco de todo o aparelhamento que ainda resta no Estado brasileiro montado sob sua influência-, não contava com as decisões de Luiz Fux e de seu afilhado Dias Toffoli. É bem verdade que esta última foi dada em resposta a um questionamento do Ministro Jungmann, que comanda a Polícia Federal, à Presidência do STF sobre qual decisão a PF deveria seguir: a de Fux ou a do fiel escudeiro petista ministro Ricardo Lewandowski, favorável à entrevista de Lula ao jornal.

 

Decisão tecnicamente correta

No vácuo assim criado, o Juiz Sérgio Moro (foto), não pensou duas vezes: determinou o levantamento do sigilo do conteúdo da delação do Palocci, atendendo a um pedido da própria defesa de Lula, que argumentava que precisava vê-la para apresentar as alegações finais. Com esse fundamento, os advogados do ex-presidente pediam para apresentá-las depois dos demais réus (o que violaria princípios fundamentais do direito em relação a esses demais). Na prática, levantar o sigilo era a única decisão tecnicamente correta que poderia ser tomada. Só faltava o “time” e esse apareceu de bandeja para o magistrado mais admirado do Brasil.

 

Retrato do Brasil

Os políticos fingem não saber por que este generalizado horror com a política. Os juízes fingem não entender porque suas decisões são tão questionadas. E os demais fingem que são sólidas as instituições, cujos titulares, em sua maioria, foram nomeados por interesses políticos. Agora o Lula pode dar quantas entrevistas quiser! Vai falar o quê? Ainda bem que temos o super Moro. Ao dar um banho de como aplicar a lei estrategicamente, mostra-nos sua forma de lutar contra O Mecanismo, enquanto os ministros do STF se digladiam. Como dizem, eles mexeram com o cara errado. Enquanto isso, aquele candidato que em outros tempos a ciência política classificaria como inviável, segue em sua escalada. Parece que, desta vez, Lula foi a nocaute. Começou a contagem regressiva…

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News do PCO

Preencha seus dados e receba nossa news diariamente pelo seu e-mail.