Blog do PCO

Lula e Pimentel vão a velório de ex-presidente do PT e da Petrobras

Paulo César de Oliveira
COMPARTILHE

O ex-presidente Lula (foto), o governador Fernando Pimentel e o presidente nacional do PT, Rui Falcão, chegaram juntos, ontem (5), ao velório do ex-presidente do PT e da Petrobras José Eduardo Dutra, no Funeral House, em Belo Horizonte. Os três permaneceram por cerca de 1 hora no local e foram embora pelos fundos, sem falar com os jornalistas que estavam no local. Deputados federais, estaduais e militantes do PT disseram que o clima foi de tristeza e de muitas lembranças que Dutra deixou. Alguns deputados de Sergipe, onde Dutra fez sua carreira política, estiveram no velório e relataram as palavras do ex-presidente Lula, que lembrou do papel de Dutra na presidência do PT e de seu afastamento por motivo de saúde. O secretário nacional de finanças do PT, Marcio Macedo, falou que o ex-presidente Lula e Pimentel ressaltaram a importância da liderança que Dutra exerceu pelo partido, “de forma transparente e ética”, descreveu o petista. Dutra, nasceu no Rio de Janeiro, mas fez carreira política em Sergipe. Ele assumiu a presidência do PT em 2010, e ficou no cargo apenas até abril de 2011 devido a problemas médicos. No seu lugar, assumiu Rui Falcão, o atual presidente da sigla. Ele foi um dos coordenadores da campanha da eleição de Dilma Rousseff, em 2010, ao lado de Antônio Palocci e do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Dutra foi presidente da Petrobras, tendo assumido o cargo em 2003, no primeiro mandato do ex-presidente Lula da Silva, sendo substituído em julho de 2005 por José Sérgio Gabrielli. Depois, ele retornou à empresa em 2007, como presidente da BR Distribuidora, deixando o posto em janeiro de 2009 para disputar a presidência do PT, quando foi eleito. Dutra também foi senador pelo estado de Sergipe.

 

Protesto no velório

Representantes do movimento Patriotas se postaram em frente ao local onde o corpo de José Eduardo Dutra estava sendo velado para protestar contra a presença do ex-presidente Lula da Silva. O pequeno grupo portava cartazes com frases e faixas críticas ao ex-presidente como: “Lula pai de ricos”, “traidor” e “Lula na Cadeia” estão estampados em cartazes em frente ao Funeral House. Uma bandeira do Brasil manchada de vermelho, usada em outras manifestações, também foi exibida no local. Ocupantes de um carro passaram em frente ao local onde estava sendo realizado o velório e jogaram panfletos ofensivos a presidente Dilma e ao ex-presidente Lula. Em um dos panfletos estava escrito “Petista bom é petista morto”.

 

PT quer punir manifestações   

Deputados da base de apoio do governo na Assembleia Legislativa, acompanhados da presidente do PT em Minas, Cida de Jesus, protocolaram representação no Ministério Público Estadual (MPE) contra o grupo que fez manifestação ontem (5) em frente ao local onde estava sendo velado o corpo de José Eduardo Dutra, ex-presidente nacional do partido. O promotor Eduardo Nepomuceno recebeu os documentos apresentados pelos representantes petistas e anunciou que vai analisar a representação. Provavelmente, o caso será encaminhado para a promotoria criminal. O pedido dos deputados e da presidente estadual do PT é para que seja aberto um inquérito contra as pessoas que carregaram faixas e jogaram panfletos com frases ofensivas ao ex-presidente Lula, que estava no velório, a presidente Dilma Rousseff e a outros integrantes do partido.

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News do PCO

Preencha seus dados e receba nossa news diariamente pelo seu e-mail.