Blog do PCO

Manifestantes ficaram longe da festa em Ouro Preto

Paulo César de Oliveira
COMPARTILHE

Os manifestantes ficaram longe da Praça da Liberdade e deram trabalho para a Polícia Militar, devido a insistência de alguns grupos em entrar na área restrita à convidados. A alegação foi a de que os manifestantes não podiam entrar na área de segurança. Muitos dos que foram para Ouro Preto protestaram contra o vice-presidente Michel Temer e o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (foto). Em vários momentos era possível ouvir gritos de “fora Temer”. Um grupo de estudantes da Universidade de Ouro Preto também fez uma performance para lembrar a tragédia de Mariana. Eles também montaram um varal com fotos de Bento Rodrigues, localidade devastada pela lama da mineradora Samarco, no dia 5 de novembro do ano passado.

 

Cadeiras e tapete vermelho

O cerimonial neste ano, optou por colocar cadeiras para os convidados ao longo da Praça Tiradentes, em dois blocos separados pelo tapete vermelho. Ocupavam as cadeiras muitos representantes de sindicatos e do MST, que tiveram, inclusive, uma referência especial do governador Fernando Pimentel, que saldou a presidente do SindUte, Beatriz Cerqueira e representantes dos movimentos sociais, antes mesmo de cumprimentar o presidente a Fiemg, Olavo Machado Jr.

 

Manifestações e medalhas também em Belo Horizonte

Os Movimentos Vem pra Rua e Patriotas decidiram fazer uma festa paralela de entrega de Medalhas da Inconfidência, na Praça Tiradentes, em Belo Horizonte. Os integrantes dos movimentos entregaram medalhas a pessoas que, segundo eles, se destacaram na luta por mudanças na política brasileira.

 

Prefeito de Ouro Preto fora do palanque oficial das comemorações da Inconfidência Mineira

Entre o discurso e a prática existem os partidos, pelo menos no que diz respeito ao discurso que o governo vem adotando contra a intolerância, que para muitos, foi iniciado pelas lideranças petistas. Nas comemorações da Inconfidência Mineira foi percebida a ausência do prefeito da cidade de Ouro Preto, José Leandro Filho (PSDB). Normalmente, nas cerimônias de entrega da Medalha da Inconfidência, maior honraria concedida pelo governo de Minas, o prefeito discursa para receber as autoridades. Mas desta vez, os únicos a discursarem foram o governador Fernando Pimentel e o ex-presidente do Uruguai, o senador José Mujica, ou Pepe Mujica, como é mais conhecido.

 

Deputado e representantes de policiais são barrados em Ouro Preto

O deputado Sargento Rodrigues e pelo menos 60 representantes de sindicatos de policias militares e bombeiros foram barrados na cerimônia de entrega da Medalha da Inconfidência, em Ouro Preto. O parlamentar reclama que os policiais que faziam o cerco ainda o atingiram com dois jatos de spray de pimenta. Rodrigues disse que eles foram até Ouro Preto para fazer uma manifestação conta o parcelamento dos salários dos policiais, mas só tinham acesso ao local do evento representantes do MST e da CUT. Os que não estavam identificados com as cores e bonés dos movimentos foram barrados. Sargento Rodrigues disse que na segunda-feira vai entrar com uma queixa crime contra os oficiais que estavam no comando.

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News do PCO

Preencha seus dados e receba nossa news diariamente pelo seu e-mail.