Blog do PCO

Ministério Público tem provas suficientes para denunciar ex-presidente Lula

Paulo César de Oliveira
COMPARTILHE

O Ministério Público de São Paulo já teria reunido provas suficientes para denunciar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua mulher, Marisa Letícia, pelo crime de ocultação de patrimônio. O bem que teria sido ocultado é o apartamento triplex que o casal possui no edifício Solaris, em Guarujá. A informação do promotor Cassio Conserino (foto) indica que há provas contundentes de que a OAS procurou favorecer Lula, mas o petista ainda terá oportunidade de apresentar defesa, no decorrer das apurações, para tentar evitar o oferecimento da acusação formal. Lula é investigado em uma apuração sobre a legalidade da transferência de empreendimentos da cooperativa habitacional Bancoop- dos bancários paulistas, para a OAS em 2009. A promotoria apura também se a empreiteira usou apartamentos do prédio, localizado na praia de Astúrias, no Guarujá (SP), para lavar dinheiro ou beneficiar pessoas indevidamente.

 

Marisa Letícia acompanhou toda a obra

Um dos sócios de uma empresa que executou a reforma no triplex, paga pela OAS, afirmou, em depoimento ao promotor, que em meados de 2014 estava em reunião no apartamento com um coordenador de projetos da empresa quando foi surpreendido com a chegada da mulher de Lula, Marisa Letícia, acompanhada de três homens. Na apuração, a Promotoria já colheu depoimentos de engenheiros e funcionários do condomínio que apontam que apenas familiares de Lula estiveram no triplex durante as fases de construção e reforma do imóvel, e que as visitas envolveram medidas para esconder a presença de Lula e parentes no condomínio. Para Conserino, os testemunhos comprovam que na oportunidade os parentes do petista estavam verificando a unidade para, em seguida receber o imóvel. Outro novo indício contra Lula foi obtenção de comprovante de que a OAS pagou pelo mobiliário da cozinha do triplex, segundo o promotor. Formalmente, o triplex não chegou a ser transferido para o ex-presidente. A mulher de Lula tinha a opção de compra do apartamento, mas em novembro a família anunciou que havia desistido de ficar com a unidade construída e reformada pela OAS. Questionado sobre a possibilidade de o Ministério Público de São Paulo oferecer denúncia acusando o ex-presidente Lula de lavagem de dinheiro, o advogado Cristiano Zanin Martins afirmou: “Fico perplexo em saber que um promotor esteja cogitando denunciar alguém sem ter dado a oportunidade de prévia manifestação”. Em entrevista a blogueiros na última quarta-feira, Lula disse que não há “alma mais honesta que a dele”. As informações das investigações estão na revista Veja.

 

Saúde de Lula vai bem

O ex-presidente Lula da Silva esteve ontem no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para uma avaliação clínica de rotina. De acordo com o boletim médico divulgado pela instituição, foram realizados testes físicos, ressonância nuclear magnética, PET-CT (um tipo de tomografia) e nasofibrolaringoscopia. Todos os exames apresentaram resultados normais. Em 2011, o ex-presidente foi diagnosticado com um câncer na laringe. Após tratamento, que incluiu quimioterapia, a doença entrou em remissão e, em 2012, exames indicaram que não havia mais vestígios do câncer.

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News do PCO

Preencha seus dados e receba nossa news diariamente pelo seu e-mail.