Blog do PCO

O cansaço com a polarização

Paulo César de Oliveira
COMPARTILHE
Gilberto Kassab

O cenário político brasileiro tem mostrado um cansaço crescente com a polarização entre o presidente Lula eo ex-presidente Bolsonaro, que dominaram o cenário nas últimas eleições. De acordo com Gilberto Kassab(foto/reprodução internet), seis partidos (PL, PP, Republicanos, PSD, MDB e União Brasil) são divididos entre correntes de “direita” e “centro”. Juntas, essas siglas obtiveram um total de 72 milhões de votos, enquanto os partidos de esquerda ficaram com 23 milhões. Apesar de Bolsonaro ter forte influência no PL, ele não controla integralmente os demais partidos, que frequentemente atuam de forma independente conforme interesses regionais.

Kassab descreve isso como uma “transição”, onde a aposta na polarização política já não rende bons resultados nas eleições, que não mais dependem diretamente de figuras polarizadoras como Lula ou Bolsonaro. Esse movimento mostra um cenário político mais diversificado em 2026, com eleitores buscando alternativas que ofereçam soluções práticas para questões essenciais, como educação, segurança e moradia.

 A esperança é que novas lideranças surjam, promovendo um ambiente de diálogo e superando o cansaço da população com o extremismo e o populismo. A frustração dos eleitores, que marcou as últimas eleições, agora busca um caminho que represente a união e o progresso do país.

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News do PCO

Preencha seus dados e receba nossa news diariamente pelo seu e-mail.