Blog do PCO

Os golpes do STF em Arthur Lira

Paulo César de Oliveira
COMPARTILHE

Duas decisões tomadas pelos ministros do Supremo Tribunal Federal jogaram por terra as pressões do presidente da Câmara, Arthur Lira (foto), por espaço no governo Lula. Ao considerar inconstitucional o orçamento secreto, os parlamentares perderam uma fatia considerável do orçamento federal. Mas antes, o STF já havia permitido ao governo abrir espaço fiscal para recompor o orçamento para o pagamento do Bolsa Família. As decisões enfraquecem Lira, mas ele conhece, como poucos, os caminhos do Congresso para pressionar o governo. Ontem mesmo Lira convocou os líderes dos partidos para discutir o impacto das decisões do STF. 

Responsabilidade fiscal

Para o ex-ministro Henrique Meirelles, o STF está ajudando a arrumar a casa para o início do novo governo. Segundo ele, “é tarefa deste novo governo, no entanto, saber aproveitar a oportunidade para reinstituir a responsabilidade fiscal e entender que o melhor programa social que existe é a criação de emprego. Como no primeiro governo Lula”. Para Fernando Haddad, a decisão do STF abre uma nova etapa de relacionamento do governo com o Legislativo. 

O todo poderoso Gilmar Mendes

Os recursos adicionais para o pagamento de benefício de renda mínima de R$ 600 aos brasileiros não entram no teto dos gastos, e podem ser garantidos em 2023 por abertura de crédito extraordinário. Assim decidiu o ministro Gilmar Mendes, colocando toda sua arrogância jurídica para influenciar nas tratativas de aprovação da PEC da Transição. (Foto/reprodução internet)

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News do PCO

Preencha seus dados e receba nossa news diariamente pelo seu e-mail.