O clima já tenso em Brasília vai esquentar ainda mais hoje. Manifestantes do movimento “Vem pra Rua” fixaram, ontem, três painéis no gramado em frente ao Congresso Nacional com o posicionamento dos deputados federais em relação ao impeachment da presidente Dilma Rousseff, na votação de hoje na Comissão Especial que analisa o assunto. Os representantes do movimento também colocaram placas menores com as fotos dos deputados e a indicação do posicionamento deles em relação ao afastamento. Pela estimativa do movimento, 286 deputados estão a favor do impeachment, enquanto 112 estão indecisos e 115 são contrários. Para que a presidente Dilma seja afastada, são necessários 342 votos na Câmara dos Deputados.
Mais movimentação
Além dos painéis do grupo “Vem pra Rua”, outros movimentos pró-impeachment também estão fazendo ações semelhantes em São Paulo, Rio de Janeiro e em outras capitais. São divulgados os nomes de deputados contrários ao afastamento e dos indecisos, com o objetivo de pressionar parlamentares e informar para a população qual é o voto de cada um dos 513 deputados federais. Nesta semana, representantes do “Vem pra Rua” e do MBR irão procurar políticos em aeroportos para protestar e pressioná-los. Eles também prometem ocupar o gramado da Esplanada dos Ministérios nos dias 15,16 e 17. Os bonecos infláveis da presidente Dilma e do ex-presidente Lula, o Pixuleco, também serão usados pelos manifestantes.
A votação
A Comissão Especial do Impeachment retomará as discussões sobre o parecer do deputado Jovair Arantes (PTB-GO) às 10h. Serão ouvidos os líderes partidários e, em seguida começa o processo de votação do relatório. A expectativa é da votação ser iniciada por volta de 17 h. A análise em plenário está prevista para começar na sexta-feira e pode se estender pelo fim de semana.